Bissau, 07 Nov 23 (ANG) – A 14ª Edição do Encontro Anual Conjunto dos Responsáveis Técnicos dos Sistemas Nacionais de Informação Sanitária (SNIS) dos países membros da CEDEAO, decorre desde segunda-feira em Bissau.
O evento visa a partilha de informações sobre a situação de saúde reprodutiva, materna, neonatal, infantil e do adolescente nos últimos 10 anos em cada país da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
O Secretário-geral do Ministério de Saúde Pública guineense, Bacar Mané disse que a complexidade do estado de saúde exige uma perfeita compreensão dos fenómenos ligados a mortalidade, bem como diferentes ações que estão sendo conduzidas para assegurar a cobertura sanitária universal.
Mané em representação do ministro de Saúde afirmou que a regularidade com que esses encontros se realizem é um sinal de vitalidade que confirma o interesse dos países membros, particularmente, os da Organização Oeste Africana de Saúde (OOAS) de contribuir para a melhoria das condições de saúde da população nos seus espaços comum.
Disse que, atualmente, todos dependem da informação para orientar melhor as suas intervenções, para afetar melhor os seus recursos limitados e assegurar uma resposta eficaz aos vários problemas da saúde pública.
« Tudo isso exige um esforço enorme da parte dos sistemas nacionais de informação sanitária, para aumentar as suas capacidades técnicas e operacionais, a fim de dispor,num tempo real, de informações de qualidade, para monitorar o estado de saúde das populações, assim como assegurar o seguimento e desempenho dos sistemas de saúde », disse
« Faço votos que o vosso trabalho esteja a altura de interesse e das expectativa dos países membros relativamente aos pontos da agenda deste encontro », disse.
A 14ª Edição de Encontro Anual Conjunto dos Responsáveis Técnicos dos Sistemas Nacionais de Informação Sanitária (SNIS) dos Países Membros da CEDEAO, decorre de 06 à 10 do corrente mês