MAP Le Caire: Le Maroc élu membre du nouveau Bureau exécutif du Conseil des ministres arabes de l’électricité ANP Niger : Des orpailleurs formés sur leurs obligations minières et fiscales ANP Le FSSP reçoit plus de 11 millions de FCFA de contribution en espèce et en nature ANP Préparatifs du SAFEM : La Région d’Agadez expose ses produits aux consommateurs locaux APS SENEGAL-INSTITUTIONS / Malick Ndiaye, nouveau président de l’Assemblée nationale MAP Afrique du Sud : Durban paralysée par une grève des taxis MAP Côte d’Ivoire: Près de 6,10 Md€ de contrats d’investissement signés lors du Salon international des ressources extractives et énergétiques MAP RDC : Au moins neuf morts dans une attaque des rebelles ADF dans l’est du pays APS SENEGAL-INSTITUTIONS / Début des travaux de la première session ordinaire de la nouvelle Assemblée nationale ANP Exploitation du bloc pétrolier de Kafra : L’étude d’impact environnemental et social en cours d’évaluation

CEDEAO/Presidente da Comissão da União Africana diz ser necessário ativar mecanismo para combater insegurança na região


  9 Juillet      51        Politique (27187),

 

Bissau,09 Jul 23(ANG) – O Presidente da Comissão da União Africana defendeu hoje a necessidade de reforçar a  cooperação no que diz respeito a segurança e operacionalização das estruturas africanas de paz de forma a dar respostas as inseguranças reinantes na sub-região.

Mussa Faki falava na abertura da 63ª Conferência dos Chefes de Estados e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), que decorre hoje em Bissau.

Acrescentou   que a região oeste africana é das que mais sofre com  alterações climáticas nomeadamente a seca e a desertificação  e que têm provocado  efeitos multiplicadores na insegurança alimentar.

“Na verdade, a pobreza e a precariedade juntos com a incerteza de amanhã, fazem com que muitos dos jovens africanos se optassem pelo caminho de emigração clandestina”, disse.

Aquele responsável frisou que as peripécias da Covid-19 e as buscas de assistências devido as mudanças climáticas na sub-região e mais recentemente a crise entre a Russia e Ucrânia, demonstraram  a importância da solidariedade internacional em particular a africana.

Mussa Faki salientou que alguns Estados da sub-região devem continuar a travar sozinho a luta contra o terrorismo, as alterações climáticas, os refugiados entre outros flagelos, tendo questionado se se deve  continuar de “braços cruzados” à  espera de ajudas internacionais, em casos de necessidade.

O representante especial do Secretário-geral da ONU para África Ocidental, Lenardo Santos Simão louvou a iniciativa e a vontade dos chefes de Estados e do Governo  da CEDEAO de prosseguir com esforços para  consolidação da paz, segurança e desenvolvimento das  populações.

 “Em nome das Nações Unidas permitem-me felicitar  o antigo Presidente da Nigéria Muhamadu Buhari pelo bom trabalho feito e que criou as condições necessárias para o bom desenrolar do processo eleitoral, face aos desafios da insegurança bem como o Presidente eleito Bola Tinubu pela sua escolha como novo chefe de Estado da Nigéria”, enalteceu.

Leonardo Simão disse que, em nome de toda a Sistema das Nações Unidas, espera trabalhar em estreita colaboração com a CEDEAO e outros parceiros, para apoiar a realização de eleições gerais, pacíficas, transparentes e inclusivas na Libéria.

Na 63ª Conferência de CEDEAO, cujos os trabalhos se encerram hoje em Bissau,  a Guiné-Bissau passará a presidência rotativa para a Nigéria.

À porta fechada os chefes de Estados e de Governo de 15 países membros da organização vão debater e aprovar vários relatórios nomeadamente  sobre o estado da comunidade, as transições no Burquina Faso, Guiné-Conacri e Mali, o Programa de Moeda Única da CEDEAO, e sobre os obstáculos à Livre Circulação de Mercadorias no corredor Abidjam –Lagos.

Dans la même catégorie