Bissau, 06 dez 22 (NAG) – O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló anunciou que a próxima Cimeira dos Chefes de Estados e de Governos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai ser realizada em Bissau.
Sissoco Embaló fez este anúncio esta segunda-feira aquando do seu regresso da Cimeira Ordinária da CEDEAO que se realizou este fim de semana em Abuja, Nigéria.
O chefe de Estado mostrou-se ainda a sua satisfação de presidir pela primeira vez, a reuinão Ordinária de CEDEAO.
Ao responder a questão dos jornalistas sobre a realização da Cimeira em Abuja ao invés de Bissau, uma vez que a Guiné-Bissau está a presidir a Conferência dos Chefes de Estados da CEDEAO, Embaló respondeu que a próxima reunião da referida organização vai ser na Guiné-Bissau.
“É como a União Africana, um ano se realiza a reunião na sede principal, em Adis Abeba e outro ano, no país que a preside”, explicou, informando que segundo o estatuto, esta cimeira tinha que ser em Abuja e próxima vez vai ser no país.
De acordo com o Presidente da República, o parlamento da CEDEAO vai reunir igualmente em Bissau.
Questionado sobre a atual situação que se vive em São Tomé e Príncipe, Embaló condenou o ocorrido, dizendo que o golpe de Estado não é a forma de chegar ao poder e as pessoas têm que entender de uma vez por toda, de que a África precisa de se desenvolver.
“Estamos no século XXI. Não podemos deitar e ouvir alguém a dizer golpe aqui ou ali, não. Os marginais são quem fazem golpe”, frisou, frisando condenar com toda a energia no quadro do espírito da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).
Em relação a intenção de implementar a moeda única nos países da CEDEAO, o Presidente da República, ao responder, confimou a ideia, dizendo que esse assunto está na mesa e vai ser discutido no momento favorável, sublinhando que é preciso convergir com os países anglófonos porque segundo diz, há um sentimento de que o franco CFA é dos francófonos