MAP Infrastructures : Le Maroc connaît des progrès significatifs (M. Adesina) MAP Le Mozambique confronté à l’un des taux de prévalence du VIH les plus élevés au monde (MSF) MAP Le président de la BAD salue le leadership de SM le Roi en faveur de la promotion des investissements privés en Afrique MAP Ouganda : 784 cas confirmés de Mpox avec trois nouveaux décès MAP Mme Fettah appelle à une action collective pour améliorer le financement durable du développement en Afrique MAP RDC: Au moins 79 décès dus à une « maladie inconnue » (ministère) MAP Plus de 22 millions de dollars pour aider 88.000 ménages vulnérables dans le sud de Madagascar MAP Ouverture à Rabat des travaux de la 5è édition de l’Africa Investment Forum MAP Bénin: Trois militaires tués dans une attaque dans le nord-est MAP Réfugiés soudanais au Tchad: L’ONU débloque une aide de cinq millions de dollars

CEDEAO/Presidente Sissoco pede novas formas de mobilização de financiamentos para reforçar a paz e segurança humana na sub-região


  9 Juillet      45        Politique (27196),

 

Bissau, 09 Jul 23 (ANG) –  O Presidente da República, na qualidade de Presidente em exercício da CEDEAO, exaltou hoje a necessidade de a organização encarrar novas formas de mobilização de financiamentos para reforçar a paz e segurança humana na sub-região.

Umaro Sissoco Embaló falava na abertura, este domingo, em Bissau, dos trabalhos da 63ª Cimeira de chefes de Estados e de Governos dos 15 países membros da CEDEAO.

“Gostaria de relembrar o quão é importante e urgente encarrarmos outras formas de mobilizaçao de meios financeiros a nível de cada Estado membro e junto dos parceiros estratégicos, de modo a operacionalizar o nosso Plano de Ação de luta contra O terrorismo(2020-2024) , e criar condições  para operacionalização da Força de Intervenção da CEDEAO, no combate ao terrorismo e  mudanças anticonstituicionais de governo“, disse o PR.

Umaro Sissoco Embaló disse que o retorno à normalidade constitucional no Burquina Faso, Guiné-Conacri e no Mali é uma necessidade imperativa  para a estabilidade política e a promoção do Estado de Direito Democrático e bem-estar dos povos desses países.

Para o chefe de Estado guineense, a tomada de poder através de golpes de estado nos três países e consequente prolongamento do período de transição, representa uma regressão dos valores do Estado de Direito Democrático adotados pelos estados membros através do Protocolo Adicional da Democracia e Boa Governação.

À comissão e outras instituições da CEDEAO endereçou  agradecimentos, pela forma como acompanharam os processos  de transição política , organização e seguimento  dos processos  eleitorais regulares, garantindo a implementação dos  mecanismos legais que regem o funcionamento das instituições da CEDEAO.

Umaro Sissoco Embaló que  cessa funções de  presidente em exercício  da CEDEAO  nesta cimeira dirigiu “profundos agradecimentos” aos seus pares, pela a oportunidade que lhe deram de servir a  organização  “em defesa indefetível dos Princípios  e Objetivos que norteiam a evolução e construção de uma verdadeira CEDEAO dos povos rumo a realização da Visão 2050”.

A 63ª cimeira de Chefes de Estados e Governos da CEDEAO encerra hoje a tarde , e após cerimónia de abertura os trabalhos prosseguiram à  porta fechada.

Na mesa de trabalhos estão vários relatórios para debater nomeadamente sobre o estado da comunidade, as transições no Burquina Faso, Guiné-Conacri e Mali, o Programa de Moeda Única da CEDEAO, e sobre os obstáculos à Livre Circulação de Mercadorias no corredor Abidjam –Lagos.

Para além da adopção de Comunicado Final, a cerimónia de encerramento da 63ª Cimeira deve ser marcada pela  entrega  de Emblema ao novo presidente da Conferência dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, para um mandato de 12 meses.

Dans la même catégorie