MAP Centrafrique: Au moins 15 morts dans le naufrage d’une baleinière sur la rivière Mpoko MAP Le Burkina Faso et la Côte d’Ivoire décident de régler les « points d’achoppement » MAP La montée des eaux menace les flamants roses en Afrique (étude) MAP Salon Maghrébin du Livre: Cinq questions à l’auteur congolais, Elvis Ntambua MAP Soudan: L’ONU appelle à redoubler d’efforts en faveur de la paix MAP Le Maroc parmi les pays amis sur lesquels compte le Mali pour la poursuite de sa reconstruction (PM malien) MAP ARC33 : Nécessité de renforcer la coopération africaine pour développer une agriculture durable MAP CAN de futsal: « La finale sera difficile face à l’Angola qui va jouer sans pression » (Hicham Dguig) MAP Transformation rurale inclusive en Afrique : Focus sur le rôle de la mécanisation et de la numérisation (Table ronde) MAP Le Maroc, invité d’honneur de la Semaine des Géomètres Experts du Mali

Centro de Estágio e sede da FCF totalmente renovados num investimento da FIFA de 480 mil dólares


  10 Février      56        Sport (12697),

 

Cidade da Praia, 10 Fev (Inforpress) – O Centro de Estágio da FCF, conhecido como a Casa do Futebol Cabo-verdiano e a sede federativa estão totalmente remodelados, após obras de recuperação nos últimos tempos, num investimento da FIFA avaliado em 480 mil dólares (EUA).
As obras já se encontram praticamente concluídas e a direcção da Federação Cabo-verdiana de Futebol conta receber a infra-estrutura totalmente remodelada ainda esta semana para a sua reabertura ao público.
Inaugurada em Maio de 2006, em cerimónia que trouxe a Cabo Verde o então presidente da FIFA, Joseph Blatter, a sede da FCF foi contemplada com obras de beneficiação e uma nova iluminação, num orçamento avaliado em 250 mil dólares, provenientes do orçamento a que a FCF submeteu á FIFA.
A este valor, a federação nacional, através da FIFA Award, investiu mais 230 mil dólares para a renovação do novo relvado sintético do Centro de Estágio, já totalmente implantado, nesta infra-estrutura destinada, sobretudo, à formação e que vai ser dotada de uma mini bancada.
O Centro de Estágio da Cidade da Praia figura como o primeiro dos três implantados pela FCF no País, que conta ainda com os de São Vicente e do Sal, concebidos no quadro do programa de desenvolvimento Goal da FIFA.
O Centro de Estágio da Cidade da Praia possui 20 quartos, uma sala técnica, um auditório, uma sala de reuniões, um hall, para além de cozinha, refeitório e um campo de relvado sintético.
O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol, Mário Semedo, avançou à Inforpress que ainda hoje a instituição que dirige recebeu da FIFA a luz verde para avançar com a proposta de introduzir relvados sintéticos no estádio Municipal Luís Bastos, na Várzea, 25 de Julho, em Santa Cruz, e 5 de Julho, em São Filipe (Fogo).
“As empresas vieram fazer a visita de inspecção, apresentamos as propostas, que já foram submetidas à FIFA. Este mês, no dia 18, vai haver uma sessão para finalizar este processo, no que diz respeito à parte financeira”, explicitou Semedo, para quem são projectos integrados no programa Forward.
O responsável está convicto de que não haverá problema nenhum para a sua aprovação, mostrando-se cauteloso, contudo, aos montantes em causa, que terão de ser submetidos a uma comissão para a decisão final.
Mário Semedo disse ainda que estão a decorrer as obras de remodelação do Estádio Adérito Sena, em São Vicente, infra-estrutura que conta com uma tripla colaboração – FCF, Câmara Municipal e Governo – tendo sublinhado que a federação já cumpriu todas as suas obrigações.
“É uma obra extremamente importante, sobretudo a nível da selecção nacional. Como sempre, defendemos, esperamos que as coisas não conheçam nenhum problema e que os outros parceiros possam também cumprir as suas obrigações, decorrentes do acordo que nós assinamos, os três”, explicitou.
O Estádio Adérito Sena, segundo propósitos da Federação, vai ser contemplado com um novo relvado sintético, certificado pela FIFA, de modo que a infra-estrutura possa voltar a acolher os jogos da selecção, de forma a descentralizar as partidas caseiras dos Tubarões Azuis que têm feito do Estádio Nacional, em Achada de São Filipe, na Cidade da Praia, o seu quartel, general.

Dans la même catégorie