AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Chefe de Estado considera “importante” a socialização das boas práticas do olimpismo à sociedade cabo-verdiana


  16 Novembre      43        Sport (12593),

 

Cidade da Praia, 16Nov (Inforpress) – O Presidente da República destacou esta terça-feira a importância da evolução do olimpismo cabo-verdiano desde os primórdios da sua criação com Antero Barros, 1989, até a presente data e considerou “importante” socializar as boas práticas à sociedade cabo-verdiana.
José Maria Neves, que visitou esta tarde a sede do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), na Cidade da Praia, onde reuniu-se com os responsáveis da instituição olímpica e com os dirigentes das federações filiadas, disse que “a sociedade cabo-verdiana precisa como de pão para a boca destas boas práticas”.
Referiu que o “Prémio de Boa Governança” atribuído pelo Comité Olímpico Internacional ao COC demonstra a sustentabilidade e a durabilidade do desenvolvimento, tendo ressalvado que o desporto tem estado a dar um contributo importante para a promoção do país.
Para o chefe do Estado, numa sociedade muito intensa, marcada pela precariedade de equilíbrios, o desporto permite reduzir esta tensão e libertar energias para uma melhor tolerância, em todas as fissuras da sociedade, mediante criação de espaços de convivência e ocupação de tempos livres, com reflexos directos na redução de violências.
Num país sem recursos como Cabo Verde, afirmou o Presidente da República, o desporto afigura-se como um “factor catalisador” para que o cabo-verdiano seja destaque para poder ser notado por este mundo fora.
Daí, incentivou o COC a continuar a fazer “este trabalho de melhorar cada vez mais a performance do país, para melhorar permanentemente o desempenho”.
José Maria Neves, que vai ser o primeiro Presidente da República cabo-verdiana a integrar a delegação crioula numa edição dos Jogos Olímpicos, Paris’2024, asseverou que Cabo Verde pode compensar a falta de recursos naturais tradicionais com a sua capacidade criativa, razão pela qual enalteceu o investimento na “riquíssima Diáspora”, em todos os domínios.
“O desporto, nas diferentes modalidades, tem-nos mostrado caminho. A selecção de futebol, várias modalidades têm-nos mobilizado atletas na Diáspora para representarem Cabo Verde. Neste momento, a grande reivindicação dos cabo-verdianos na Diáspora é o passaporte cabo-verdiano, querem ser cabo-verdiano e representar a bandeira de Cabo Verde”, assegurou.
Desta visita ao COC, o chefe do Estado inteirou-se do funcionamento e projectos em curso, tendo afirmado que o desporto e o COC estão a mostrar os caminhos para a construção de uma nação global cabo-verdiana.
Nesta que foi a segunda visita de um Presidente da República a “Casa do Olimpismo”, sendo a primeira efectuada pelo então chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, a presidente do COC, Filomena Fortes, realçou a importância que o desporto poderá desenvolver na vida das pessoas, enquanto um factor catalisador em todas as áreas.
“É transversal a todas as outras áreas, como a saúde, a cidadania, o ambiente”, finalizou Filomena Fortes.

Dans la même catégorie