ANP Le Gouverneur de Tahoua reçoit le prix remporté par le lutteur Noura Hassan ANP Assemblée générale élective de l’association régionale de football de Dosso « Abdou Boubacar dit Siddo réélu pour un mandat de quatre ans » MAP Dialogue national: Macky Sall va recevoir les 19 candidats à la présidentielle et les recalés lundi (officiel) MAP Trophée Hassan II/Coupe Lalla Meryem de golf: LL.AA.RR le Prince Moulay Rachid et la Princesse Lalla Meryem président la cérémonie de remise des prix MAP Abuja: La CEDEAO décide de lever des sanctions contre le Niger MAP Sénégal: Plusieurs personnes manifestent dans le calme à Dakar pour réclamer la tenue de la présidentielle MAP RDC: Trois morts dans une altercation entre la police et les Bena-Mwembia MAP Togo: Le président décale la date des élections législatives d’une semaine MAP Ligue des champions d’Afrique (Groupe B/5e journée): Victoire du Wydad de Casablanca sur Jwaneng Galaxy par 1 à 0 MAP Abuja: Sommet extraordinaire de la CEDEAO sur la situation politique et sécuritaire dans la région

Cidade da Praia: Governo entrega certificados e kits a 100 jovens que fizeram formação profissional


  6 Décembre      22        Education (7066), formation (429), Société (44480),

 

Cidade da Praia, 06 Dez (Inforpress) – O Governo entregou hoje certificados e kits a 100 jovens de diferentes bairros da Cidade da Praia que fizeram formação profissional, em diversas áreas, no âmbito do Programa Educação para a Paz, Cidadania e Justiça Social.
Ao presidir à cerimónia de entrega dos certificados, que aconteceu esta manhã, no Salão de Banquetes do Palácio do Governo, o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva garantiu que o Governo, através do IEFP, continua a fazer grandes apostas nos jovens para terem melhores condições de vida tanto para a realização pessoal como para o apoio às suas famílias.
O Executivo desejou sucessos a esses jovens, nesta nova etapa, apelando para que sejam uma referência para os outros jovens.
Esses jovens receberam formação nas áreas de electromecânica, electricidade, canalização, instalação de tectos falsos, pladur e climatização, entre outros cursos, que lhes vai ajudar a inserirem-se no mercado mais rapidamente.
Por seu lado, o presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Cabo Verde (IEFP), Paulo Santos, disse que este é um compromisso do Governo de formar os jovens para o mercado de trabalho, sobretudo neste momento de crise que assola o mundo, e desejou muitos sucessos aos formandos.
Paulo Santos avançou que, em 2024, vão continuar a beneficiar ainda mais jovens em situações de vulnerabilidade, com formações em diversas áreas, no sentido de terem mais ferramentas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Para a porta-voz de formandos da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, Lina Gomes, esta formação proporcionou-lhes novos “horizontes e amizade” e principalmente o contacto com os profissionais extremamente capacitados, trazendo novas informações e experiências que enriqueceram os seus conhecimentos e que levarão para o resto da vida.
Continuou dizendo que o encerramento desta etapa é resultado da confiança e do desempenho de cada um, por isso aproveitou para agradecer o Governo pela oportunidade que tem dado aos jovens, sobretudo, para os que não têm rendimento para fazerem uma formação.
Por sua vez, o porta-voz do Centro de Formação Profissional e Emprego da Variante, Bertti Sanches, afirmou que esta formação foi “enriquecedora” para eles e aproveitou para agradecer também ao Governo, apelando para apoiar cada vez mais os jovens.
Por fim, o director da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, António Afonso, disse que é com “muita gratidão a importância” que o Governo tem apoiado esses jovens com educação e formação profissional, afirmando que são ferramentas catalisadoras para o desenvolvimento do País.
No seu discurso, propôs ao Governo que esta escola se torne a sede de formação profissional para os jovens de diferentes bairros da Cidade da Praia, no sentido de contribuir para a redução dos problemas sociais dos mesmos e proporcionar competências e perspectiva de empregabilidade, bem como, a introdução de novos cursos.
Esta formação foi uma iniciativa do Gabinete do primeiro-ministro e surgiu após um processo de pacificação entre grupos rivais no bairro do Brasil, na cidade da Praia, a pedido destes grupos.
Esta iniciativa contou com a colaboração do IEFP através do Centro de Formação e Emprego de Variante e a Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos em parceria com a Associação Children ́s Trust CV e a Associação Hotu Rumo.

Dans la même catégorie