Cidade da Praia, 30 Ago (Inforpress) – A XII edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa acontece na cidade da Praia, de 05 a 08 de Setembro, com o tema “Literatura, Liberdade e Inclusão” e homenageando Amílcar Cabral e Luís de Camões.
A iniciativa, promovida pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e pela Câmara Municipal da Praia (CMP), tem o apoio da Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia (EMEP).
De acordo com a organização, o Encontro de Escritores de Língua Portuguesa será realizado na Biblioteca Nacional de Cabo Verde e em um dos hotéis da capital do país, reunindo escritores de diversos países lusófonos.
Conforme a mesma fonte, este ano, o encontro presta uma dupla homenagem: ao centenário do nascimento de Amílcar Cabral, “figura emblemática” na luta pela independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau, e ao V centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, “um dos maiores poetas da língua portuguesa”.
Entre os escritores confirmados, estarão presentes Jorge Arrimar, representando Angola e Macau, Domício Proença Filho e Fernanda Ribeiro, do Brasil, e uma grande representação de Cabo Verde, com nomes como Germano Almeida, Vera Duarte e o Comandante Pedro Pires.
Escritores de outros países de língua portuguesa, como Portugal, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste, também marcarão presença, segundo a organização, reflectindo a diversidade cultural e literária do encontro.
Vários temas serão discutidos no encontro, entre os quais, uma mesa redonda sobre Literatura e inclusão”, com a moderação de Paulo Veríssimo (Cabo Verde) e intervenções de António Correia e Silva e Vera Duarte (Cabo Verde), Jorge Arrimar (Angola e Macau), e Inês Barata Raposo (Portugal).
O tema “Camões e a identidade literária da língua portuguesa” estará em análise com os Prémios Camões Arménio Vieira e Germano Almeida (Cabo Verde), o ex-presidente da Academia de Letras do Brasil (vídeo), Domício Proença, contando com a moderação e intervenção da professora Rita Marnoto da Universidade de Coimbra.
De acordo com a programação do encontro, o evento vai também contar com actividades complementares, como a feira do livro, de 05 a 07 de Setembro, com a participação da Biblioteca Nacional, Livraria “Pedro Cardoso”, Livraria “Nhô Eugénio”, “Sankofa” Editora, “Mangue”, Editora e Editora e “Amigos do Livro”.
No dia 08 de Setembro, os participantes vão estar no município do Tarrafal, interior da ilha de Santiago, para o encontro de escritores estrangeiros com estudantes, escritores locais, agentes culturais, “Mano a Mano Literário” – José Luiz Tavares & Mário Lúcio Sousa (moderação do escritor Mário Loff) e lançamento do livro “Um preto de maus bofes”, do escritor José Luiz Tavares.
A cerimónia de abertura contará com a participação do Presidente da República, José Maria Neves, no dia 05 de Setembro, quinta-feira, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, enquanto o encerramento será conduzido pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, a 07 de Setembro.