ATOP LES ACTEURS PLANCHENT SUR LES MESURES ET DISPOSITIONS PRATIQUES DE PREVENTION ATOP des jeunes de Bafilo sensibilisés au patriotisme et à la culture de la paix ATOP Gestion des contentieux des élections régionales : la cour suprême forme les acteurs impliques AIP L’ANADER s’engage pour la pérennisation des cantines scolaires AIP Un syndicat de professeurs du secondaire plaide pour l’obtention de primes et des indemnités ANP Fonds de Solidarité pour la Sauvegarde de la Patrie : Le Comité de gestion reçoit plus de 11.500.000 CFA de contributions AIP Un expert exhorte le gouvernement à investir davantage dans la fintech AIP La deuxième édition du forum sur l’économie circulaire en Afrique prévue en octobre prochain à Abidjan AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris

Cimeira com Mali, Guiné-Conacri, Burkina Faso e Guiné-Bissau na ementa


  3 Février      86        Politique (25168),

 

Bissau, 03 Fev 22(ANG) – Os dirigentes da CEDEAO reúnem-se hoje em cimeira em Accra para abordar a situação dos países da região que foram abalados por golpes de Estado, o Mali, a Guiné-Conacri e o Burkina Faso, que sofreu um golpe na semana passada, assim como a desestabilização ocorrida na passada terça-feira na Guiné-Bissau que causou pelo menos 11 mortos, segundo fontes governamentais.

Depois de 4 golpes consumados no espaço de apenas 18 meses, a começar pelo Mali, onde se deu um primeiro golpe em 2020 e em seguida em Maio do ano passado, na Guiné-Conacri no passado mês de Setembro e, por fim, no Burkina Faso há uma dezena de dias, a situação deste último país deveria ter um espaço importante nas discussões dos líderes da Comunidade Económica dos Estados da África do Oeste que analisam hoje as conclusões das missões militares e ministeriais efectuadas nos últimos dias no país.

No caso do Burkina Faso, trata-se de saber se vão ser aplicadas novas sanções ao país, para além da sua suspensão já efectiva dos órgãos da CEDEAO. Também suspensos estão o Mali e a Guiné-Conacri, estes países tendo sido igualmente alvo de outras sanções, tais como o encerramento das suas fronteiras com os seus vizinhos, bem como o embargo sobre as transacções comerciais e financeiras com esses países. A situação desses países palco de instabilidade política mas igualmente de violências jihadistas devem ser analisadas nesta cimeira.

Em declarações públicas ontem, o presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, que não vai estar presente na cimeira, alertou sobre a necessidade de a CEDEAO encontrar soluções face à instabilidade regional. “Preocupa-nos a instabilidade que se verifica na região. Em 18 meses tivemos três golpes de Estado e uma tentativa falhada, mas que não deixa de mostrar instabilidade, insegurança e tentativa de fragilização, ainda mais, das instituições democráticas” declarou o chefe de Estado cabo verdiano.

José Maria Neves disse igualmente que a região « tem ainda outros desafios, como o terrorismo e o narcotráfico que devem ser considerados » e que, na sua óptica, deve haver uma “melhoria da governação para que haja políticas públicas consistentes, orientadas para a solução dos problemas das pessoas, para o desenvolvimento sustentável da nossa região e se garantir a paz, a tranquilidade, em toda a região e em todo o continente africano”.

Referindo-se a um dos outros assuntos que também está na mesa das conversações, a Guiné-Bissau que acaba de ter palco na terça-feira de um assalto contra o Palácio do governo quando lá se encontrava o chefe de Estado a presidir um Conselho de Ministros, um ataque em que morreram pelo menos 11 pessoas, o Presidente de Cabo Verde que no próprio dia do sucedido emitiu uma nota de repúdio, não deixou de dar conta da sua preocupação e da necessidade de recolher mais elementos sobre o que aconteceu. “Estamos a aguardar mais esclarecimentos relativamente aos contornos, aos meandros da tentativa de golpe de Estado. O nosso apelo é para que a gestão do pós-golpe se faça com a necessária contenção para se evitar mais violência”, apelou.

Este acto de desestabilização foi condenado em vários quadrantes, nomeadamente pela própria CEDEAO, como pela união Africana, a ONU e vários países como a França, Portugal, o Brasil e São Tomé e Príncipe.

Em declarações públicas na terça-feira à noite, o Presidente guineense disse que se tratou de uma tentativa de golpe de Estado, algo « bem preparado e organizado e que poderá também estar relacionado com gente relacionada com o tráfico de droga” e que quem o perpetrou queria matá-lo a ele, ao Primeiro-Ministro e aos membros do governo.

Dans la même catégorie