Bissau, 28 Jul 23 (ANG) – O Presidente da República revelou que a Guiné-Bissau prioriza a cooperação com a Rússia, nas áreas de Educação, Juventude e Desporto, também na exploração dos recursos naturais em particular os energéticos e na infra estruturação do setor das pescas.
Umaro Sissoco Embaló falava na Cimeira Internacional Rússia-África que decorre na cidade de São Petersburgo de 27 à 28 do Julho em curso.
“A Delegação da Guiné-Bissau está em nesta Cimeira de São Petersburgo com o seu trabalho de casa feito. Como se percebe, não será nesta minha breve intervenção que se tratará dos aspetos operacionais desta agenda de cooperação”, esclareceu Embaló.
O Chefe de Estado sublinhou que, por estes dias, dois eventos internacionais ganharam forma e conteúdo na cidade de São Petersburgo e que o primeiro, foi o Fórum de Parceria Rússia-África e o seu Plano de Ação orientado para o período de 2023-2026, frisando que, o segundo é a Cimeira.
“Ambos os eventos, o Fórum e a Cimeira pretendem, de certa maneira, renovar e ampliar aqueles laços históricos e efetivamente estratégicos que, na segunda metade do século XX marcaram intensamente a marcha dos povos africanos rumo à libertação nacional e independência”, informou Umaro Sissoco.
Salientou que, fica, por conseguinte, o cargo do Governo da Guiné-Bissau na sua articulação bilateral com o Governo da Rússia, mas também vai depender das instâncias multilaterais decorrentes do Plano de Ação do Fórum de Cooperação Rússia-África a responsabilidade última de explorar todas as potencialidades das mencionadas áreas de cooperação.
“As minhas palavras pretendem expressar um agradecimento profundo ao Presidente Vladimir Putin e ao seu Governo pelo acolhimento caloroso que nos foi reservado, a mim e à delegação que me acompanha à esta bonita e acolhedora cidade de São Petersburgo”, agradeceu aquele Chefe de Estado