APS SENEGAL-USA-PRESIDENTIELLE-REACTION / Joe Biden félicite Bassirou Diomaye Faye MAP Cameroun: Plus de 222.000 réfugiés risquent de ne plus avoir accès à l’aide alimentaire vitale MAP L’économie sud-africaine a crû de 0,1% au 1er trimestre (banque centrale) MAP Côte d’Ivoire : La CEI annonce une mise à jour de la cartographie électorale pour la présidentielle de 2025 MAP Le Burkina Faso prolonge la mobilisation générale face au terrorisme MAP Centrafrique: la MINUSCA annonce le déploiement de casques bleus supplémentaires dans le sud-est du pays AIB Les enjeux de l’émergence de l’AES au cœur des débats au premier CASEM du ministère des Affaires étrangères AIP Une plateforme digitale des créateurs africains lancée AIP Des acteurs privés de santé renforcent leurs capacités en technique pratique de gestion de trésorerie de leurs entreprises AIP L’Union européenne octroie des prêts pour accompagner les femmes entrepreneurs en Côte d’Ivoire (Ambassadrice)

Cinema: “Cabo Verde tem bases sustentáveis para falar da democratização do cinema e do audiovisual” – Júlio Silvão


  6 Novembre      70        Arts & Cultures (2984), Cinéma (431),

 

Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) –  Cabo Verde tem bases sustentável para falar da democratização, popularização e a massificação do cinema e do audiovisual, graças aos meios tecnológicos disponíveis, em particular telemóveis com câmara de filmar incorporado.

A ideia foi defendida esta quinta-feira pelo vice-presidente da Associação do Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV), Júlio Silvão, que participa na tarde de hoje no ‘webinar’ sobre “Democratizando do cinema e audiovisual, utopia ou possibilidade”, realizado pela associação para comemorar o Dia Mundial do Cinema, que se assinala hoje.

“Democratização do cinema não é algo exclusivo dos propósitos de Cabo Verde tendo em conta a nova tecnologia, principalmente os telemóveis novos com câmara de filmar incorporado, isso faculta este propósito nosso que é a democratização do cinema (…). Temos bases sustentável para faláramos da democratização e popularização da massificação que queiramos do cinema e do audiovisual”, advogou.

Hoje em dia, adiantou, há cada vez mais filmes feitos com telemóvel e também existem festivais de cinema de filmes produzidos com este dispositivo.

Sendo que os telemóveis estão nas mãos de toda a franja populacional em Cabo Verde, defendeu que isto permite uma acção sustentável desde a educação, passando pela cultura e pela arte, de maneira que todos podem ser produtores ou realizador, hoje em dia.

“Eles têm caminho aberto e a única questão é saber filmar, saber construir planos, e é isso que a ACACV está precisamente a fazer, a criar formações de ensinar as pessoas a utilizarem as ferramentas dos telemóveis, mostrar como construir planos e editar”, precisou, relembrando que há cerca de quatro anos iniciaram este processo em Cabo Verde.

Em relação a avaliação que faz do sector do cinema em Cabo Verde, o realizador considerou que a situação “é razoável”.

“Não digo bom porque carecemos de muita coisa, mas acho que está razoável. O que é certo é que não está enferme, e isto é fundamental porque se faz coisas interessantes, temos cada vez mais pessoas a filmar, temos cada vez mais pessoas interessadas a aprenderem a filmar, temos universidades a projectar formação na área do cinema e não generalizada entre cinema e o audiovisual”, elucidou, ajuntado que isto lhes dá mais perspectivas para o desenvolvimento deste sector.

Recentemente no parlamento, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, sugeriu que parte da receita proveniente da taxa da compensação equitativa pela cópia privada seja canalizada ao sector do cinema e do audiovisual.

Interpelado sobre esta proposta, Júlio Silvão afirmou que isto será uma fonte de financiamento “muito importante”, que pode ajudar no desenvolvimento do cinema e do audiovisual no País.

Entretanto, mas do que isso, sublinhou, estão a procurar outros financiamentos junto do Fundo do Turismo e do Fundo do Ambiente, e outros fundos, que estão relacionados com a vida dos cidadãos.

“Isto porque se tivermos como base de que o cinema e audiovisual é tão importante para o desenvolvimento de Cabo Verde como outras áreas da economia, da política, da sociedade, enfim como outras áreas consideradas importantes para o desenvolvimento do País”, explicou.

O Dia Mundial do Cinema é celebrado anualmente a 05 de Novembro.

Ao cinema atribuiu-se o título de Sétima Arte, uma designação dada pelo italiano Ricciotto Canudo na obra Manifesto das Sete Artes, em 1912.

Em comemoração ao Dia Internacional do Cinema, os espaços culturais incentivam a apreciação da Sétima Arte com exibição de filmes gratuitamente, realização de concursos e até exposições relacionadas com a história dessa manifestação artística.

Dans la même catégorie