AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Cinema: Ministério da Cultura financia em “mais de um milhão de escudos” o DjarFogo Internacional Festival


  8 Novembre      39        Cinéma (431),

 

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – O Ministério da Cultura vai disponibilizar o montante de um milhão e duzentos mil escudos para a primeira edição do DjarFogo Internacional Festival, uma iniciativa que o Governo considera importante para o relançamento do sector pós-pandemia.

O anúncio foi feito durante a assinatura do protocolo entre o ministro da Cultura e das Indústrias, Abraão Vicente, e o representante da Txam Film & Visual Arts,Lda, Guemysson Pires.

Na ocasião, o governante realçou a importância da participação da tutela na realização deste primeiro festival, que segundo apontou acontece em “condições excepcionais” devido a pós-pandemia.

“Estamos a relançar todos os editais do Ministério da Cultura e todo o processo de financiamento”, assinalou o ministro.

Abraão Vicente avançou que o ministério que dirige decidiu, através da Lei do Cinema e da alteração da cópia privada, que o cinema seria financiado pelo Estado, através do Núcleo Nacional de Cinema (Nunac), frisando a intenção de fazer com que os membros girem os valores que são disponibilizados para o cinema cabo-verdiano.

“Também agradecer a disponibilidade da Nunac em permitir esse financiamento excepcional, através desse protocolo, no sentido de nós também acreditarmos que esse festival pode ser uma importante alavanca numa outra região do País, que não seja Praia e São Vicente”, reforçou o ministro.

Por outro lado, sublinhou ser importante a Nunac não desperdiçar as verbas que são alocadas, sendo que até este momento, do montante disponibilizado, pouco foi utilizado.

“As verbas não disponibilizadas perdem-se no Orçamento do Estado, portanto faço um apelo para que haja um forte engajamento, um acelerar de processos para que essa verba chegue aos produtores”, acrescentou.

O protocolo de parceria entre o Nunac e o DjarFogo Internacional Festival consiste na colaboração e integração de ambos para o desenvolvimento e projecção do cinema e do audiovisual nacional.

O contrato destina-se a apoiar financeiramente nesta primeira edição a logística do evento no que toca às viagens nacionais e internacionais.

Dans la même catégorie