Bissau, 27 Out 23 (ANG) – O Secretário-geral da Câmara Municipal de Bissau (CMB), anunciou esta, quinta-feira, a liquidação de dois meses de salário em atraso contraído com os funcionários da instituição e apela a retoma ao serviço.
Isuf Conté fez o apelao à retoma ao serviço numa conferência de imprensa realizada com o objetivo de esclarecer a opinião pública nacional sobre as reivindicações dos trabalhadores.
Justificou o pedido com os prejuizos que diz a greve estar a causar a instituiçãio, tanto na recolha de receitas e assim como na remoção de lixos em diferentes bairros da Capital
Conté que após o actual presidente ter assumido a Câmara Municipal de Bissau pediu ao pessoal dos Recursos Humanos que lhe facultasse o número exato dos funcionários da CMB, e nesse quadro recebeu uma lista de 724 funcionários em ativo e mais 52 em reforma.
Segundo o Secretário-geral, a nova Direcção da CMB, apesar de ter herdada a Instituição com dificuldades financeiras, e para atender a reclamação do sindicato de Base, recorreu ao empréstimo bancário para o efeito.
A paralisação foi observada entre os dias 25 e 26 do corrente e afetou todos os serviços camarários.
Isuf Conta, insta ao Sindicato de Base dos Funcionérios da CMB, aassim como os seus associados a retornarem o serviço, uma vés que os dois meses da divida já foram pagos.