MAP Le président du Nigeria dévoile le premier budget de son mandat MAP Sénégal/Présidentielle 2024 : six candidats veulent proposer un programme commun MAP La BAD révise à la baisse ses prévisions économiques pour l’Afrique dans un contexte de chocs mondiaux persistants MAP La prochaine mission du FMI au Gabon en janvier 2024 MAP Le football marocain, en plein essor, mène une véritable révolution au continent africain (président du club mexicain de Pachuca) APS SENEGAL-MONDE-EXPOSITION / Zahra Iyane Thiam portée à la tête de la Commission information et communication du BIE APS AFRIQUE-SANTE / Plus de 21 millions de personnes vivant avec le VIH en Afrique de l’ouest et du centre en 2022 (rapport) APS SENEGAL-ELEVAGE-TIC-RECHERCHE / Saint-Louis : clôture d’un projet de développement de l’élevage par le numérique APS SENEGAL-SANTE-CULTURE / Célébration de la 2 ème édition du Festival Askan Wi, le 16 décembre APS SENEGAL-AGRICULTURE-PRODUCTION / Horticulture : une production de 435 000 tonnes enregistrée lors de la campagne 2022-2023, selon Abdou Karim Fofana

CNCSAR recomenda aquisição de meios aéreos para reforçar capacidade do país em matéria de busca e salvamento


  7 Septembre      13        transport (548),

 

Cidade da Praia, 07 Set (Inforpress) – A Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento (CNCSAR) considera premente Cabo Verde dispor de meios aéreos para reforçar a capacidade do país e elevar o nível do serviço de busca e salvamento.
Em declarações à imprensa, no quadro da primeira reunião ordinária deste ano, o presidente da comissão, o tenente-coronel Domingos Correia, que é também director Nacional da Defesa, disse que, neste momento, Cabo Verde dispõe de meios marítimos operacionais que têm dado respostas, mas sublinhou que o país precisa também de meios aéreo para apoiar e complementar o serviço.
“Nós temos uma vasta área de busca e salvamento e o meio que neste momento consideramos premente, como disse, seria o aéreo. Cabo Verde neste momento está a trabalhar nesse sentido para adquirir um meio aéreo com esta característica e valência e com esta configuração”, disse.
Contudo, salientou que para além de uma aeronave, cujo processo de aquisição está avançado, o país precisa também de helicópteros, considerados fundamentais, sobretudo no resgate de vidas humanas.
“Normalmente, as aeronaves são utilizadas para busca e salvamento, mas o resgate é possível apenas por navios ou helicópteros, e, tendo em consideração a vasta extensão que nós temos, aqui o helicóptero seria fundamental. Portanto, quando estamos a falar de meios aéreos estamos a falar de aeronaves, estamos a falar de avião e de helicópteros”, sustentou.
Domingos Correia, que está em final de mandato como o presidente da CNCSAR, faz um “balanço positivo” da missão, já que termina o mandato com dois navios de busca e salvamento (sar) operacionais, estando um colocado na ilha da Brava e outro em São Vicente
Conforme disse, Cabo Verde já há alguns anos, deu um “grande salto” quando decidiu juntar busca e salvamento marítimo com busca e salvamento aéreo, criando um sistema moderno e avançado, nesta matéria e que é recomendado, hoje em dia a nível internacional.
“Nós já fomos inclusive auditados pela ICAO [Organização Internacional da Aviação Civil] e fomos elogiados em termos de organização. Cabo Verde, neste momento dispõe de estrutura que funciona e apresenta resultados. Temos alguma dificuldade a nível de meios, mas neste momento, os meios já estão operacionais, estão a funcionar, precisamos de mais meios aéreos, por exemplo, para apoiar e complementar”, sustentou.
A Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento é integrada por 16 instituições com responsabilidades em matéria de busca e salvamento e algumas prestadoras de serviço, nomeadamente a Polícia Nacional, as Forças Armadas, através da Guarda Costeira, o Instituto Marítimo Portuário, a Agência da Aviação Civil (AAC) e outras entidades.
Um dos objectivos primários da Comissão é reunir e facilitar a coordenação das actividades de todas as entidades participantes, quer no sector público ou privado, e servir como um fórum apropriado no qual os participantes devem recomendar políticas e procedimentos que devem ser incorporados no Plano Nacional de Busca e Salvamento.
Reúne duas vezes por ano, e nesta primeira reunião ordinária, para além do balanço das actividades, vai-se eleger os novos órgãos directivos, para os próximos três anos.

Dans la même catégorie