MAP Forum urbain mondial au Caire: mise en lumière de l’expérience marocaine en matière d’aide directe au logement MAP Sénégal: lancement de la 15e Biennale d’art contemporain de Dakar APS SENEGAL-LEGISLATIVES-CAMPAGNE / Saint-Louis : Fama Sarr, une candidate de ‘’Gox Yu Bess’’, se propose de défendre les intérêts des pêcheurs à l’Assemblée nationale MAP Le Maroc, une source d’inspiration pour les pays africains (responsable malawite) APS SENEGAL-MONDE-CULTURE / Bassirou Diomaye Faye : ‘’La Biennale de Dakar est devenue une référence en matière d’art contemporain’’ ANP Lancement de la campagne 2024 de l’empoissonnement des mares à Madarounfa APS SENEGAL-CULTURE-TIC-PERSPECTIVES / Le numérique, une opportunité à saisir pour la valorisation du patrimoine immatériel, dit Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-MONDE-CULTURE / La Martiniquaise Agnès Brezephin remporte le Grand Prix Léopold Sédar Senghor du Dak’art 2024 APS SENEGAL-POLITIQUE-GENRE / Plaidoyer en faveur d’une bonne représentation des femmes à l’Assemblée nationale APS SENEGAL-AFRIQUE-MONDE-CULTURE / Dak’art: Bassirou Diomaye Faye rend hommage aux défunts pionniers

CNE capacita jornalistas sobre cobertura, tratamento e elaboração de notícias em épocas eleitorais


  15 Octobre      5        Médias (3084), Politique (26956),

 

Praia, 15 Out (Inforpress) – Jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social estão a receber uma acção de formaçao de dois dias, na cidade da Praia, sobre cobertura, tratamento e elaboração de notícias em épocas eleitorais, promovida pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Em declaração à imprensa, a secretária e membro da CNE, Elba Pires, afirmou que as acções de capacitação que a comissão tem realizado para todos os envolvidos no processo eleitoral já são uma prática habitual, com o objectivo de capacitar todos os intervenientes do processo eleitoral.
Segundo Elba Pires, a Comissão Nacional de Eleições deu início a uma série de acções de capacitação voltadas para jornalistas, em preparação para as eleições municipais previstas para o dia 1 de Dezembro próximo.
Conforme explicou, a formação tem carácter nacional e visa equipar os profissionais da mídia com conhecimentos essenciais sobre o processo eleitoral, incluindo aspectos legais e princípios de neutralidade e imparcialidade.
Recentemente, a CNE concluiu a capacitação de policiais nacionais em São Vicente e agora se concentra nos órgãos de comunicação, garantindo que todos os intervenientes no processo eleitoral estejam bem informados e actualizados.
“Para além desta formação de jornalistas, haverá amanhã um encontro alargado com personalidades com conhecimentos nesta matéria, para socializar com os jornalistas as melhores formas de detectar questões de desinformação, assegurando que o eleitorado tenha acesso a informações reais e confiáveis”, completou.
Elba Pires destacou ainda que a expectativa é que a formação não apenas fortaleça o conhecimento dos jornalistas, mas também contribua para um processo eleitoral mais transparente e informado.
Por seu torno, o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), Jaime Rodrigues, afirmou que as informações são sempre bem-vindas e úteis, pois permitem refrescar o conhecimento, mesmo para aqueles que já participaram de outras eleições.
« A AJOC atribui grande importância às eleições e espera que os jornalistas que participam saiam mais capacitados e preparados para dar cobertura às eleições de 2024”, frisou.
As nonas eleições autárquicas realizam-se no dia 01 de Dezembro de 2024 nos 22 concelhos do país. A campanha eleitoral principia no dia 14 de Novembro por um período de 15 dias.

Dans la même catégorie