MAP Sénégal: 26 morts dans le naufrage d’une pirogue de migrants (marine nationale) ANP Une délégation de l’Ex Assemblée Nationale du Niger en mission de travail au Mali et au Burkina Faso MAP Journée de la diaspora africaine: le leadership de SM le Roi en Afrique souligné au Congrès américain MAP L’Afrique du Sud doit relever ses défis structurels persistants (FMI) ANP Le CICR remet des diplômes et kits vétérinaires à 16 auxiliaires d’élevage nigériens nouvellement formés ANP Tahoua : Une épidémie de choléra fait 3 morts et plusieurs personnes infectées à Karofane (Bouza) MAP Niger: Des experts débattent à Niamey des effets des changements climatiques au Sahel et en Afrique de l’Ouest MAP Championnat d’Afrique de karaté (Tunis-2024): 18 médailles pour le Maroc, dont 5 en or APS Sénégal: plus de 400 migrants clandestins interceptés par la Marine MAP Sénégal: l’ancien candidat à la présidentielle, Amadou Ba, crée un nouveau parti

Comércio/Bissau acolhe IV reunião do Bureau da Câmara Consular Regional da UEMOA


  7 Novembre      67        commerce (315),

 

Bissau,07 Nov 23(ANG) – A cidade de Bissau é palco entre os dias 7 e 8 do corrente mês, da IV reunião do Bureau da Câmara Consular Regional da União Económica e Monetária Oeste Africana(CCR-UEMOA), e que culminará com a assunção da Guiné-Bissau à presidência da organização, por um período de três anos(2024/2027).

“Sinto-me particularmente satisfeito, por me dirigir à uma assembleia de altos representantes do sector privado da nossa comunidade”, enalteceu o ministro do Comércio, quando presidia a cerimónia de abertura do evento, em representação do Primeiro-ministro, Geraldo Martins.
Jamel Handem, disse na ocasião que a escolha da Guiné-Bissau à presidência da CCR-UEMOA, atesta não só a qualidade do mecanismo de promoção do sector privado do país, mas também e, sobretudo, uma prova de reconhecimento e consideração pelo atual Governo, que está decididamente, determinado a dar aos atores da economia guineense, o lugar que lhes é devido.

“Estou certo de que, este interesse no desenvolvimento do sector privado é, sem dúvida, amplamente partilhado pelas autoridades dos outros países membros da UEMOA”, sublinhou.

Com efeito, prosseguiu, a União depende fortemente do sector privado, porque estão convencidos de que é o motor de crescimento e desenvolvimento.

“Gostaria de assegurar a todos os Estados Membros da nossa União, a disponibilidade do Governo da Guiné-Bissau de prosseguir os seus esforços de promoção do sector privado da Comunidade”, frisou Jamel Handem.

Disse que a importância do sector privado está bem estabelecida, acrescentando que, com efeito, ela assegura cerca de 90 por cento do emprego nos países em desenvolvimento em geral e particularmente nos Estados da UEMOA.

O ministro do Comércio frisou que, as empresas privadas e as suas atividades lucrativas fornecem bens e serviços essenciais que melhoram a vida das pessoas, geram receitas fiscais internas e são essenciais para estimular o crescimento económico.

“A Câmara Consular Regional da UEMOA, que reúne as organizações do sector privado da União é uma ferramenta poderosa ao serviço da integração regional e as suas ações diárias estão orientadas para a melhoria do clima de negócios no nosso espaço comunitário”, salientou Jamel Handem.

Por sua vez, o até então Presidente da Câmara Consular Regional da UEMOA(CCR-UEMOA), Daouda Coulibaly, fez uma declaração de despedida.

“reitero os meus agradecimentos e a confiança, sobretudo pela vossa disponibilidade e a vossa implicação em todas as atividades da CCR-UEMOA ao longo do meu mandato”, disse.

Coulibaly deve em Abril de 2024 passar o testemunho à uma nova equipa com a Guiné-Bissau à testa para dirigir os destinos organização.

Disse que durante o seu mandato, de 2021-2024, interveio num contexto socioeconómico marcado por diversos esforços público-privado, em duplo plano nacional e regional, em prol do crescimento mais sólido e durável das economias fortemente atingidas pelos efeitos da pandemia da Covid-19

Dans la même catégorie