Bissau, 23 Abr 24 (ANG) – Mais de duas dezenas de jornalistas de países membros da Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas partipam desde segunda-feira,em Rabat, Marrocos, numa formação sobre “Verificação de Factos”, que prolonga até o proximo dia 26.
Fouad Arif, presidente da FAAPA enalteceu na abertura dos trabalhos a importância do tema do seminário, em que tomam parte jornalistas das agências de Notícias de quatro países lusófonos a saber Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola e São Tomé e Principe.
Arif sustentou que o tema reflete a importância dada pela organização que dirige para fortalecer competências e troca experiências entre as agencias de noticias africanas.
Segundo o programa do seminário, durante cinco dias, os participantes vão falar de Verificação dos Factos durante o período de crise,Verificação de Factos uma necessidade, da Inteligência Artificial e Verificação de Factos, Princípios e Requisitos de Verificação de Factos, a Disseminação de Noticias Falsas e o Surgimento da Verificação de Factos, Ferramentas da Verificação de Factos, a Importâncias da Criação de Plataforma de Verificação de Factos.
O Presidente da FAAPA disse que o assunto é actual e que preocupa a todos os profissionais da comunicação social, por isso, todo o cuidado será pouco, realçando que as Agências de Notícias filiadas na FAAPA devem unir no combate a este flagelo ou seja contra informações falsas.
As agências de Noticias filiadas na FAAPA têm esta missão de todos os dias difundir as informações credíveis e verdadeiras para a segurança do país e da nação”, disse Fouad Arif.