Bissau, 27 Jul 23(ANG) – O jornalista português e coordenador do seminário sobre “Jornalismo de Soluções”, disse que o referido tema, busca evidências de dados ou resultados qualificativos que vai da resposta às necessidades e identificar os problemas sociais nas comunidades, cidades e países.
Nuno Mota Gomes que orava na quarta-feira, o tema principal do seminário “Jornalismo de Soluções”, organizado pelo projeto “Terra África”, que decorre entre os dias 24 e 28 do corrente mês em Bissau, disse que o tema reflecte soluções na prática que já existe e questões a ser implementadas por uma comunidade, ou uma pessoa ou organização.
Informou que, de uma os jornalistas podem replicar isso para não cometer erros e no final encontrar soluções para dar resposta aos problemas que dizem respeito a nossa comunidade.
Sublinhou que o Jornalismo de Soluções baseia-se em quatro pilares, o primeiro é dar uma resposta a um problema a questões sociais através de evidências e de grandes exemplos que podemos comparar com outros países, para reforçar esse projeto e apresentar as sua limitações.
O segundo, encontrar as melhores matérias de soluções que condensam lições que tornam a resposta relevante e acessivel para outras pessoas.
O terceiro tem a ver com a busca de evidências e dados ou resultados qualificativos que mostram eficácia ou falta dela matérias de soluções vão direto ao ponto sobre essas evidências.
O último trata-se de matérias de soluções que revelam os defeitos de uma resposta, frisando que, nenhuma resposta é perfeita, e algumas podem funcionar bem para uma determinada população e falhar em outras.
Participam no seminário, os jornalistas representantes da Agência de Notícias da Guiné(ANG), Rádio Sol Mansi, Rádio Pindjiguiti, Rádio Comunitária de São Domingos e do Grupo de Comunicação online CAP-GB