ANP Année scolaire 2024-2025 : Un deuxième lot de fournitures scolaires acheminé dans les établissements scolaires ANP Niamey : Rencontre d’échanges entre le PM et les responsables de l’initiative Scaling Solaire. ANP Une délégation de la banque mondiale au cabinet du Premier Ministre MAP Eliminatoires de la CAN-2025 (5è et 6è journées) : Reda Belahyane remplace Amir Richardson MAP LDC féminine de la CAF-2024: L’AS FAR « toute puissante » face aux Congolaises de Mazembe (3-1) MAP L’UM6P partage la vision d' »une Afrique forte et résiliente » au Forum de Paris sur la Paix (M. El Habti) APS SENEGAL-POLITIQUE-MEDIAS / Législatives anticipées: des acteurs sensibilisés sur les méfaits de la désinformation APS SENEGAL-AGRICULTURE / Agroécologie : Mabouba Diagne promet l’aide des pouvoirs publics à la DYTAES APS SENEGAL-AFRIQUE-FOOTBALL / Ligue des championnes : les Aigles de la Médina s’inclinent devant University of Western Cape, 0-2, lors de leur deuxième match APS SENEGAL-ECONOMIE-NECROLOGIE / Mamadou Moustapha Ba sera inhumé mercredi à Nioro, selon sa famille

Comunicação Social/ Mais de 40 jornalistas guineenses reunidos numa formação e consulta sobre ODS


 

Bissau, 12 Set 23 (ANG) – O Grupo de Comunicação da ONU Guiné-Bissau promove durante todo o dia de hoje uma formação e consulta com a media guineense para a  aceleração do cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Guiné-Bissau, envolvendo mais de 40 jornalistas.

A informação consta num comunicado à Imprensa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, à que a ANG teve acesso.

A consulta, de acordo com o comunicado, tem por objectivo sensibilizar e envolver a media para comunicar, defender e contribuir  para a aceleração do cumprimento das metas adoptadas no quadro dos ODS, por meio de artigos, reportagens nas comunidades, chamar à responsabilidade aos decisores políticos e parceiros, destacar histórias humanas de empreendedorismo e iniciativas privadas e públicas que possam atrair investimentos ao país.

“Os jornalistas devem ser incansáveis em  busca de reportagens precisas, imparciais e abrangentes sobre o progresso, ou a falta dele, em relação a esses  objectivos.  E têm a responsabilidade de se familiarizar com cada um desses objectivos, de se aprofundar em suas complexidades e de apresentá-los de uma maneira que repercute no novo guineense e na sua realidade”enalteceu o coordenador residente do sistemada ONU, Anthony Chemeng Boamah.

Uma  cimeira de   Estados Membros  da ONU sobre a aceleração do progresso dos ODS  terá lugar  nos próximos dias 18 e 19 de Setembro, em Nova Iorque.

Ainda no decurso dessa formação e consulta prevê-se que  os diretores de órgãos de comunicação social assinassem um Termo de Compromisso, para nos seus órgãos darem mais atenção a problemática de cumprimento dos ODS pelo Governo.

O governo da Guiné-Bissau assinou em 2015 juntamente com  outros estados membros da ONU a implementação da agenda 2030 para a execução dos ODS.

A agenda 2030 é um conjunto de metas e perspectivas definidas pela ONU para se atingir a dignidade e a qualidade de vida para todos os seres humanos do planeta,respeitando o meio ambiente, e, consequentemente, as gerações futuras.

A meio caminho andado para o cumprimento do prazo de 2030, segundo a ONU, essas metas estão  em perigo.

“Pela primeira vez em décadas, o progresso do desenvolvimento  estagnou e até se inverteu sob o peso combinado de desastres climáticos, conflitos, recessão económica e as consequências persistentes da Covid-19. Atualmente o mundo pode perder muitas metas dos ODS até 2030”, lê-se no comunicado.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Dans la même catégorie