MAP La BECEAO décide de maintenir son taux directeur à 3,5% APS SENEGAL-SANTE / Fabrication de médicaments à base de plantes : Yérim Mbagnick Diop prône une approche concertée APS SENEGAL-BELGIQUE-ECONOMIE / À Dakar, un forum sur la mobilité professionnelle entre entrepreneurs belges et sénégalais APS SENEGAL-AFRIQUE-ECONOMIE / Le principal taux directeur de la BCEAO maintenu à 3,5% (Gouverneur) APS SENEGAL-SOCIAL / Protection sociale : des résultats probants enregistrés en 2023 (Délégué général) APS SENEGAL-SANTE-PREVENTION / Maouloud : le PM appelle à renforcer la surveillance épidémiologique du Mpox MAP Mpox: le Cameroun enregistre deux décès et plus de 40 cas suspects depuis avril (ministère) MAP Le Mali suspend trois mois la diffusion de la chaîne en français TV5 Monde (officiel) AIB L’Etat -major général des forces armées salue la victoire de Iron Biby comme d’un encouragement au FDS MAP Addis-Abeba: Participation de l’Union Africaine des Promoteurs Immobiliers à la 1ere édition du Forum Africain de l’Urbanisme

Comunicação Social Presidente da República nega existência de uma “intenção maldosa” contra jornalistas


  6 Août      6        Société (46344),

 

Bissau, 06 Ago 24 (ANG) – O Presidente da República admitiu que, a sua relação com a imprensa não é fácil, mas que da sua parte não existe nenhuma “intenção maldosa”.

A consideração de Umaro Sissoco Embaló foi tornada pública , segunda-feira, num encontro com os jornalista, no qual não só falou da situação interna do país, mas também da politica externa.
O chefe de Estado guineense disse que desde que assumiu o combate a corrupção e ao narcotráfico, como prioridade das prioridades, nunca foi entendido pelos seus parceiros políticos.

Em relação ao asilo no país concedido ao ex-Presidente da República Centro Africana, Francois Bozzizé, o Presidente da República reiterou que este não será extraditado, porque a lei da Guiné-Bissau não o permite.

Além disso informou que, de acordo com as informações que recebeu do seu homólogo Centro Africano, este país não emitiu nenhum mandado de captura internacional contra Bozzizé.

Nesse encontro com a imprensa, o Presidente da República sublinhou que o acolhimento de vários chefes de Estado demonstra a existência de estabilidade politica e governativa no país.

Sobre as críticas relacionadas com detenção dos três juízes do Tribunal Militar Superior, disse que na classe castrense, as estruturas funcionam e que os juízes desse tribunal não são como os do tribunal civil.

“O funcionamento desse tribunal é diferente, porque é supervisionado pelo Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas”, salientou Umaro Sissoco Embaló.

Acrescentou que não se deve transformar o país num Estado de caos, mas sim ter um país onde as leis funcionam, assim como o respeito pelas autoridades do Estado e instituições.

Disse lamentar o nível dos políticos guineenses, que na sua opinião, não estão em conformidade com realidade do país, porque hoje em dia, pensam mais nas questões tribais do que trabalhar para manter a coesão dos guineenses.

O PR disse que foi perguntado pelo Sumo Pontífice, Papa Francisco, se na Guiné-Bissau a Igreja faz política, Umaro Sissoco Embaló disse que, respondeu-lhe que sim, mas com menos intensidade.

“E para pôr fim à esta prática dei instruções aos Serviços de Informação de Estado para que passam a gravar todas as homilias de domingos nas igrejas católicas e rezas de sexta-feira, nas mesquitas, para evitar possíveis influências para o fundamentalismo religioso na Guiné-Bissau, que diz ser um problema à escala mundial.

Quanto ao Batalhão da Presidencial, que apelidou de “Ante golpe”, disse que é para garantir, não só a sua segurança enquanto Presidente da República, mas também do país e de futuros chefes de Estado da Guiné-Bissau, porque “estão preparados pata isso”.

Umaro Sissoco Embaló recomenda aos políticos a trabalharem para que não haja mais golpe de Estado, porque se isso acontecer o poder ficará nas mãos dos militares.

Dans la même catégorie