Bissau, 08 Ago 24 (ANG) – O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló realiza, sexta-feira, uma visita aos órgãos de comunicação social públicos, a Agência de Notícias da Guiné(ANG), ao Jornal Nô Pintcha e a Imprensa Nacional-Inacep.
A visita é considerada pelos Directores-gerais da ANG, Salvador Gomes e do Jornal Nô Pintcha, Adulai Djaló de “muito importante e oportuno”, na medida em que estes órgãos públicos se deparam com dificuldades de vária ordem.
Os dois responsáveis de órgãos de comunicação social partilharam a mesma opinião, dizendo que é uma oportunidade para o primeiro magistrado da Nação se inteirar das preocupações e dos desafios que se colocam aos dois e das ambições das duas direções.
O Director-geral da ANG, Salvador Gomes, disse que será uma ocasião para o chefe de Estado se inteirar, de forma direta, do funcionamento deste órgão de Estado.
“A visita não só encoraja aos trabalhadores mas também cria espectativas sobre eventual apoio do Presidente da República para a resolução dos problemas que a ANG enfrenta, em termos de equipamentos e meios de deslocação para reportagens em Bissau e nas regiões do país.
Instado a falar sobre o que espera da visita do Chefe de Estado, Salvador Gomes disse que, espera receber do Umaro Sisssoco Embalo apoios em equipamentos necessários para funcionamento da ANG. “Entre os órgãos públicos, a Agência está em piores condições, em termos de equipamentos,nomeadamente computadores e seus acessórios, meios de transporte,etc.
A lei que regula o funcionamento da ANG proibe o órgão de fazer publicidade, uma importante fonte de receitas dos órgãos de comunicação social.
Para Salvador gomes deveria haver um fundo de maneio mensal para a ANG assegurar o seu funcionamento, à semelhança do que se verifica nos países vizinhos, por exemplo.
Enalteceu que a ANG faz uma produção diária, ligando o país com o exterior, de forma sistemática e permanente, através das suas plataformas de publicação de informações.
Salvador Gomes diz acreditar que a visita do Presidente da República possa permitir a criação de condições para retoma dos serviços de Correspondentes Regionais, tidos como a força de uma agência de noticias .
“Sem Correspondentes Regionais a cobertura da ANG se limita à Bissau. Não há possibilidades de acompanhamento informativo do dia a dia das populações das oito regiões administrativas do país, devido ao embargo ao recrutamento de mais funcionários públicos, em vigor”, lamentou
Por sua vez, o Diretor-geral do Jornal Nô Pintcha, Adulai Djaló disse que, além de ser uma honra receber a visita do Presidente da República, demonstra a importância que o chefe de Estado dá aos órgãos de comunicação social.
Djaló disse que é uma oportunidade para os responsáveis dos órgãos apresentarem os seus problemas, que sempre existiram, em termos de equipamentos e com expectativa de que o Presidente da República vai usar a sua influência para os minimizar .
Afirmou que a deslocação do Chefe de Estado aos órgãos de informação representa a visão e o interesse que tem pelos mesmos.
Assim sendo, prometeu expôr os problemas, que passam por falta de viaturas para reportagens nas regiões, porque a “Guiné-Bissau não é só Bissau”.
“Se notar, sufocamos os conteúdos produzidos só em Bissau . De forma esporádica, o Nô Pintcha tem feito, través de parcerias, deslocações para o interior do país. Mas é bom ir ao interior do país para reportar conteúdos relacionados com a vida da população, para influenciar as agendas dos governantes”, defendeu o Diretor-geral do Jornal Nô Pintcha.
Acrescentou que a maior franja da população guineense vive no interior e quer ser ouvida e que os órgãos de comunicação social têm essa responsabilidade de reportar as suas dificuldades.
Interrogado sobre a possibilidade do Jornal Nô Pintcha ter uma edição diária, Adulai Djaló admitiu que sim, mas que para o efeito é preciso equipamentos, recursos humanos e viaturas para reportagens na regiões.
Para além disso, disse que é necessário ter impressora própria, para não depender de terceiros para fazer a impressão do jornal. “É orgulho para um responsavel de um órgão de comunicação ter um jornal diário”, disse Adulai Djaló, quadro do órgão, nomeado novo DG do Nô Pintcha, em Junho passado.