Bissau,25 Out 23 (ANG) – O Secretario de Estado de Comunicação Social disse que a assinatura esta quarta-feira de um acordo de cooperação entre a Agência de Notícias da Guiné(ANG) e a Lusa, agencia de Notícias de Portugal simboliza o relançamento da cooperação entre a Guiné-Bissau e Portugal no sector.
Muniro Conté falava a imprensa, após presidir a assinatura do referido acordo, nas instalações da Secretario de Estado de Comunicação Social sustento que Portugal tem acompanhado sempre a formação de quadros de comunicação social guineense, razão pela qual agradece as autoridades lusas.
“Ter uma parceria com a Lusa significa usufruir da sua vantagem de poder cooperar com uma agência que já tem um perfil no tratamento das notícias, ao abrigo das regras de ouro,sobretudo no que diz respeito ao Código Deontológico,a isenção e a imparcialidade”,afirmou Muniro Conté.
Diz esperar que a ANG possa aproveitar para maximizar ,a partir de assinatura deste acordo o aspecto de formação, porque a Lusa tem uma escola de formação e que vai ser o “ouro sobre azul”.
“ANG tem projetado um desafio de ter correspondentes regionais e esta cooperação vai permití-la retomar o figurino da ANG relativamente ao fornecimento das notícias há outros órgãos de comunicação social no país”, disse.
O ato de assinatura do acordo de cooperação Lusa/ANG contou com a presença de André Costa Monteiro, Ministro Conselheiro e chefe de Missao adjunto, para quem as noticias são tão importantes como a água ou pão.
Este diplomata portugugues destacou que a formação a ser ministrada no quadro desse acordo servirá para reforçar a capacidade dos jornalistas para fazer noticias muito bem, com métodos e rigor.
O Acordo assinado é válido para três anos e automaticamente renovável se não houver de uma das partes qualquer intensão de sua revogação. Visa promover e desenvolver a cooperação bilateral no campo de intercâmbio de noticias, troca de serviços noticiosos(pacotes fotográfico, sons, vídeos) e formação de quadros.