MAP Un Marocain à la tête de la mission de l’OMS au Soudan MAP Afrique: Un déficit de financement des ODD à environ 1.600 milliards USD (Rapport) MAP Le Maroc et l’Angola unis par un «partenariat actif» au sein de l’Union africaine (ambassadrice) AIP Les nouveaux certifiés en MDDCT exhortés au respect des valeurs clés pour une réussite professionnelle ANG Cooperação/PR defende necessidade de mais esforços coletivo para fazer face à situação de alterações climáticas no litoral da sub região ANG Desporto/Sport Bissau e Benfica mantém-se isolada na liderança da Guiness-Liga MAP Développement en Afrique : Mme Benali appelle à des financements abordables à long terme MAP Le Maroc et la Sierra Leone engagés à conclure une feuille de route 2024-2026 de coopération de nouvelle génération (Communiqué conjoint) MAP Maroc/Mauritanie : les collectivités territoriales invitées à s’inscrire pleinement dans l’Initiative Royale pour l’Atlantique MAP La Sierra Leone s’inscrit pleinement dans les Initiatives Royales pour l’Afrique de l’Ouest (Communiqué conjoint)

Comunicação social/Ministro das Finanças afirma que a taxa audiovisual já rendeu 47,7 milhões de francos CFA


  6 Février      41        communication (148), Finance (1502), média (436),

 

Bissau,06 Fev 23(ANG) – O ministro das Finanças anunciou que a taxa audiovisual cobrados através das faturas da Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau(EAGB), já rendeu o valor de 47,7 milhões de francos CFA e que estão depositados numa conta especial no Banco Central de Estados da África Ocidental(BCEAO).

Ilídio Vieira Té falava hoje à imprensa à margem da cerimónia de assinatura de dois novos projetos financiados pelo Banco Mundial, nomeadamente o Projeto do Reforço do Sector Público da Guiné-Bissau II e o de Investimento de Resiliência das Áreas Costeiras da África Ocidental-WACA.

O governante disse que a lei indica claramente como é que os fundos relacionados a  referida taxa audiovisual devem ser repartidos, porque consta no Orçamento Geral de Estado,  tanto do ano 2022, assim como de 2023.

“Está tudo especificado as entidades que têm direito e como serão repartidos”, salientou.

Perguntado sobre para quando o arranque na sua distribuição, Vieira Té afirmou que cabe ao ministério e instituições contempladas definir critérios de utilização do referido fundo.

“Não é somente pegar o dinheiro e enviar, isso não se funciona assim, porque são impostos das pessoas e quando é assim alguém tem que ser responsabilizado pela sua gestão”, disse o ministro das Finanças.

A Taxa ou Contribuição audiovisual, segundo a Lei do Orçamento Geral de Estado 2021, representa uma forma de financiar os serviços públicos de órgãos de comunicação social estatal, nomeadamente a Agência de Notícias da Guiné(ANG) , o jornal Nô Pintcha , a Radiodifusão Nacional e a Televisão da Guiné-Bissau.

O atigo 3 da Lei de Contribuição Audiovisual determina a aplicação de uma taxa mensal de 3 por cento sobre o valor da fatura do comprador da eletricidade, sendo o valor máximo fixado em 1000 fcfa.

As maiores fatias desse fundo são alocadas a TGB e a EAGB, 25 por cento cada. A RDN tem direito a 20 por cento enquanto que a ANG e o jornal Nô Pintcha devem receber 15 por cento cada (artigo 6º).

Dans la même catégorie