AGP Guinée/Campagne agricole 2024-2025 : L’Etat guinéen déploie de gros moyens pour accompagner les producteurs AGP Guinée: Les coordinateurs du PN-RAVEC nommés par le président de la République AGP Guinée : Le Ministre Alpha Bacar Barry lance les activités préparatoires des Jeux Universitaires 2024 AGP Guinée/Procès du 28 septembre : L’audience renvoyée au 13 mai pour les plaidoiries et réquisitions ANG Política/”Governo decidiu aumentar preços de arroz devido a incapacidade de subvencionar empresas importadoras”, diz Secretário de Estado de Tesouro MAP Un Marocain à la tête de la mission de l’OMS au Soudan MAP Afrique: Un déficit de financement des ODD à environ 1.600 milliards USD (Rapport) MAP Le Maroc et l’Angola unis par un «partenariat actif» au sein de l’Union africaine (ambassadrice) AIP Les nouveaux certifiés en MDDCT exhortés au respect des valeurs clés pour une réussite professionnelle ANG Cooperação/PR defende necessidade de mais esforços coletivo para fazer face à situação de alterações climáticas no litoral da sub região

Comunicação social/Presidente da República promete modernização dos órgãos públicos no presente ano


  4 Janvier      20        Société (45093),

 

Bissau,04 Jan 23(ANG) – O Presidente da República promete, em parceria com o Governo, acionar mecanismos de forma a modernizar os órgãos públicos de comunicação social, no decurso de 2023.

Umaro Sissoco Embaló que falava hoje numa conferência de imprensa de balanço das atividades levadas a cabo em 2022, disse que, no presente ano, na qualidade do Presidente da República e em parceria com o Governo, vão acionar todos os mecanismos para se modernizar os órgãos de comunicação social públicos.

“Estamos a referir aos órgãos de comunicação social públicos que são nossos. Por isso temos que requalificar a TGB, Rádio Difusão Nacional, a Agência de Notícias da Guiné e o jornal Nô Pintcha, porque são órgãos que representam o Estado da Guiné-Bissau”, destacou.

Disse que visitou a televisão da há dias, e o que constatou foi uma pena- “peças obsoletas”.

“No decurso de 2023 vamos ver junto de alguns países amigos como ajudar na modernização da Rádio e Televisão bem como ver a possiblidade de construir um edifício nas instalações da TGB que irá albergar os quatro órgãos de comunicação social público nomeadamente a ANG, RDN e jornal Nô Pintcha”, sublinhou.

O Presidente da República disse que o governo deve estudar mecanismos para facilitar as atividades dos órgãos privados, salientando que, contudo, a prioridade sempre é requalificar a casa.

Afirmou que quem decide criar uma rádio ou televisão é porque dispõe de garantias das suas sustentabilidades.

Em relação ao seu desempenho em 2022, Umaro Sissco Embaló salientou que ao nível interno está-se a estudar os mecanismos para a requalificação do país, em articulação com outros órgãos da soberania.

“Existem pormenores que as pessoas não percebem. No nosso sistema governativo, o primeiro-ministro é chefe do executivo, mas trabalha sob a orientação do Presidente da República, e a Constituição determina que o Presidente da República pode presidir a reunião do Conselho de Ministros quando entender”, frisou.

O chefe de Estado disse que quando o Presidente da República e o primeiro ministro não estão em sintonia, o país entra imediatamente em bloqueio e nem conseguirão mobilizar os parceiros internacionais.

“Por isso, no meu mandato optei por uma estratégia comum, de manter sinergias com todos os órgãos da soberania”, disse.

O Presidente da República sublinhou que, em 2022, graças a sua influência, o governo se lançou na reabilitação das infraestruturas rodoviárias, tanto da capital como do interior do país, salientando que as referidas obras estão a ser financiadas pelo Tesouro Público.

“No decurso de 2023 vamos construir um hospital de referência em Bissau, com o financiamento dos Emirados Árabe Unidos, e já estamos a procura do espaço, e pode ser na antiga instalação do Hospital “3 de Agosto”, prometeu.

Umaro Sissoco Embaló disse que, com apoio da Argélia, será construído igualmente um hospital de referência na região de Gabu, um liceu, em Bafatá, e que, para o efeito, técnicos argelinos já estiveram no país para levantamento das necessidades das obras.

O chefe de Estado adiantou que serão ainda realizados no decurso deste ano os projetos de requalificação da Escola de Formação de professores de Bolama, Sul do país e do hospital regional de Canchungo, Norte, entre outras infraestruturas.

Dans la même catégorie