AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Constituição do MADEM- G15


  4 Juillet      901        Photos (4436), Politique (25166),

 

Bissau, 03 Jul 18 (ANG) – O Movimento para Alternância Democrática-Madem G-15 está reunido desde domingo em Bissau em congresso constituinte.
Segundo, o presidente da comissão organizadora do congresso, Marciano Silva Barbeiro, um total de 2015 delegados toma parte no evento que objectiva oficializar a organização política do grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC e seus apoiantes visando os próximos embates eleitorais.
Segundo a RFI, é um congresso que vai consagrar Braima Camará como líder do grupo cujo objectivo, como é abertamente assumido, é levar o PAIGC a perder as próximas eleições legislativas projectadas para 18 de Novembro.
Nos discursos de abertura do congresso consultivo, o MADEM assume-se como um movimento de dirigentes e militantes que foram banidos do seu próprio partido, o PAIGC, e que agora se viram obrigados a tomar o seu próprio rumo político.
Sob o lema alternância patriótica para uma mudança positiva, o MADEM funda-se como movimento que pugna pela unidade, justiça e progresso da Guiné-Bissau.
O movimento que, segundo a RFI, não é um partido político diz-se predisposto a participar já nas próximas eleições legislativas ainda que nas listas de um partido.
O próprio líder do Movimento, Braima Camará, já admitiu, várias vezes, ser possível que o MADEM se venha a juntar ao Partido da Renovação Social (PRS) nas próximas eleições.
O PAIGC não se fez presente no ato, embora convidado, Umaro Cissoko Embalo, antigo primeiro-ministro está presente e Botche Candé, antigo ministro do Interior, que era dado como um dos apoiantes do movimento, não foi visto na abertura do conclave que deve terminar esta segunda-feira.
O Modem G-15 deve eleger as suas estruturas e aprovar os seus estatutos.
Em conferência de imprensa antes do congresso, Marciano Silva Barbeiro ainda admitia possibilidades de o Grupo, mesmo após o congresso, voltar a tentar uma reconciliação com a direcção do PAIGC.
ANG/RFI

Dans la même catégorie