Bissau,06 Set 24(ANG) – O navio da Marinha Portuguesa denominado de Viana do Castelo visita Bissau entre os dias 6 e 9 de setembro, no âmbito da iniciativa Mar Aberto 2024.
Informações publicadas na página da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau, visitada hoje pela ANG, refere que durante a sua permanência em Bissau serão realizados vários exercícios com a Marinha de Guerra da República da Guiné-Bissau, nomeadamente treinos conjuntos com as embarcações de alta velocidade e treinos para equipas de abordagem.
Para além disso, a Marinha portuguesa, a Embaixada de Portugal em Bissau e a Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau organizarão um seminário com as Forças Armadas da Guiné-Bissau sobre a segurança marítima no Golfo da Guiné e o programa SWAIMS – “Support to West Africa Integrated Maritime Security”.
A iniciativa Mar Aberto surgiu em 2008, para promover a segurança marítima no Golfo da Guiné, e realiza-se anualmente desde então.
Visa ainda contribuir para a manutenção das relações de cooperação bilaterais e responder aos compromissos internacionais assumidos por Portugal no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e no âmbito das Presenças Marítimas Coordenadas da União Europeia.
O NRP Viana do Castelo largou da Base Naval de Lisboa no dia 21 de Agosto para esta missão que terá a duração de cerca de quatro meses, estando prevista visitas à 10 países. Chega a Bissau depois de estadas em Cabo Verde e no Senegal.