AGP Guinée : Le Syli Espoir jouera son match de barrage qualificatif aux JO Paris 2024 le 09 Mai AGP France : La Guinée construit un immeuble R+6 pour sa représentation diplomatique à Paris MAP Deux civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun AGP Guinée : Les nouveaux ministres prêtent serment devant le chef de l’Etat MAP L’interaction entre l’Islam et les sociétés africaines en débat MAP Afrique du Sud: quatre morts dans une fusillade au KwaZulu-Natal MAP Niger: cinq terroristes neutralisés dans l’ouest du pays (armée) AIP Lancement de la première planification stratégique globale pour la conformité du travail à Abidjan AIP 51 greffiers s’engagent à accomplir leur mission avec professionnalisme AIP La ministre Belmonde Dogo réaffirme l’engagement du gouvernement dans le relogement des déguerpis de Gesco

Cooperação/ Primeiro-Ministro português visita Bissau no sábado


  4 Mars      48        Politique (25167),

 

Bissau,04 mar 22(ANG) – O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, efectua no sábado uma visita a Guiné-Bissau e tem encontros institucionais previstos com o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, com o seu homólogo, Nuno Gomes Nabiam e com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassama.

No Programa da visita do chefe do Governo português, estão ainda previstos no sábado, um encontro bilateral com o seu homólogo guineense Nuno Gomes Nabiam, seguido de declarações conjuntas à imprensa.

De acordo com o Progrma, ainda no sábado, António Costa fará, uma homenagem simbólica no Mausolêu Amilcar Cabral e dos combatentes da liberdade da pátria, na Fortaleza de Amura e um encontro com a comundade portuguesa.

No período da tarde de sábado, o chefe do executivo protuguês será recebido pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló e depois prestará uma breve declaração à imprensa.

O Programa informa que na manhã de Domingo, António Costa seguirá para o Cemitério Municipal de Bissau onde depositará oferenda floral no talhão português.

António Costa deixa Bissau no Domingo com destino à Praia(Cabo Verde).

A cooperação entre os dois países se desenvolve no âmbito do Programa Estratégico de Cooperação(PEC), assinado, em Lisboa, em Janeiro do corrente ano, válido para o período 2021/ 2025.

O referido programa prevê um investimento de cerca de 60 milhões de Euros em vários setores de intervenções: Educação e Cultura; Justiça, Segurança e Defesa; Saúde, Assuntos Sociais e Trabalho;Agricultura, Pescas, Energia e Ambiente;Infraestruturas, Economia e Finanças; e Áreas Transversais.

“A promoção dos direitos humanos e da igualdade de género, em particular, a luta contra todas as formas de violência contra mulheres e raparigas, o seu empoderamento, o combate ao tráfico de seres humanos, o apoio a grupos mais vulneráveis e à sociedade civil permanecem como objectivos trnasversais aos sectores de inteervenção prioritários”, refere o PEC.

Dans la même catégorie