Bissau,05 Set 24(ANG) – O Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, anunciou, esta quinta-feira, um apoio para a África de cerca 50 mil milhões de dólares, no espaço de três anos ou seja até 2027.
De acordo com o despacho do jornalista guineense da Agência de Notícias Xinhua, Bacar Camará, o Presidente Xi Jinping fez o anúncio na abertura do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), que decorre em Pequim,no qual salientou que a China é o maior parceiro comercial do continente Africano, reiterando que « a China está pronta para aprofundar a cooperação com a África em várias áreas.
O Presidente Xi sublinhou ainda que as relações entre a China e África atravessam momentos interessantes e diz ser mesmo ser “o melhor período da história », pelo que pede a união entre a China e África.
« A China e a África devem permanecer unidas e defender os seus direitos legítimos num momento em que o mundo está a passar por mudanças sem precedentes », insistiu Xi Jinping, num discurso bastante aplaudido.
Por outro lado, o Presidente Xi anunciou a implementação de 30 projetos de infraestruturas em África nos próximos anos.
« A China vai doar cerca 130 milhões de dólares em ajuda militar à África, assim como assegurar a formação a seis mil militares africanos » anunciou.
Participam neste nono Fórum de Cooperação China-África cerca de cinquenta líderes africanos, entre os Chefes de Estado e do governo, estando a Guiné-Bissau representada ao mais alto nível pelo Presidente Sissoco Embaló.
O Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e o Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, também participam na cimeira