Bissau, 24 Nov 23 (ANG) – O Governo guineense, através do Ministério de Saúde Pública assinou um acordo com a República Popular da China para a vinda de quatro missões médicas ao país, para um período de seis anos,no âmbito da cooperação bilateral .
Segundo a página da China Real, na Facebook, trata-se do segundo convênio, de quatro missões médicas chinesas, devendo a primeira equipa integrar 18 técnicos de diferentes especialidades na área de saúde.
Após a assinatura do acordo, o ministro de Saúde Pública, Domingos Malú sublinhou que o apoio da China à Guiné-Bissau para área de saúde é dado desde primórdios da luta pela independência da Guiné-Bissau.
« Agradeço o apoio do Governo da China, pois esse componente médico nos falta ainda, sobretudo o enquadramento dos técnicos nacionais. Espero que os nossos técnicos aprendam mais com os técnicos chineses que vão estar em missão no país. » disse
O Embaixador da China,em Bissau, Guo Ce, disse que a ação vai permitir a vinda à Bissau de quatro equipas médicas chinesas, devendo cada uma ser constituída de 18 técnicos especializados.
O diplomata diz que a cooperação entre Pequim e Bissau vai continuar e será colocada no novo patamar.