MAP Maroc-Guinée-Bissau: Signature d’un accord de jumelage entre Dakhla et Bissau MAP L’Afrique du Sud doit maîtriser sa dette (Fitch Ratings) MAP L’Afrique du Sud doit maîtriser sa dette (Fitch Ratings) AIP Une fintech lance ses activités pour contribuer au développement du transport urbain en Côte d’Ivoire MAP Canada: Le processus de développement dans les provinces du Sud du Maroc mis en avant à Halifax AIP Côte d’Ivoire: Une nouvelle phase d’insertion professionnelle pour près de 24.000 jeunes des zones frontalières Nord AIP Côte d’Ivoire: Laurent Tchagba incite les jeunes et les enseignants à s’impliquer dans l’inscription des nouveaux électeurs pour 2025 MAP Le Maroc abrite la 71ème session du Conseil de l’Organisation Régionale Africaine de Normalisation MAP L’UM6P, première université en Afrique à déployer ChatGPT Edu pour un apprentissage transformateur alimenté par l’IA ATOP Doufelgou/ 2ème congrès du canton de Niamtougou : les natifs ont réfléchi sur le développement de la localité

Cooperação/PAM e Governo assinam acordo para apoiar as cooperativas agrícolas do país


  29 Décembre      56        Coopération (2725),

 

Bissau,29 Dez 23(ANG) – O Programa Alimentar Mundial(PAM) e o Governo através dos Ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Educação Nacional, assinaram hoje um acordo visando apoiar as cooperativas agrícolas em todas as regiões do país.

Na ocasião, o representante do PAM no pais, Claude Kakule disse que sentir-se honrado e feliz por assinar o referido acordo com as cooperativas agrícolas que fazem produção de arroz, feijão e outros tipos de cereais.

“Nós decidimos fazer esta cerimónia na presença dos ministros da Educação Nacional, da Agricultura, do representante do ministro do Comércio e outros Ministérios que gostaríamos para estar aqui, porque é o desejo do PAM fazer uma Plataforma com todos os intervenientes que possam ajudar no aumento da produção local para o abastecimento das cantinas escolares”, salientou.

Claude Kakule sublinhou que a razão da criação da referida Plataforma de todos os actores, é devido à certos factores, dentre os quais a possiblidade dos pequenos produtores terem acesso à insumos agrícolas tais como sementes.

O representante do PAM frisou que, o segundo aspecto do acordo, tem a ver com o acesso ao microcrédito, para que os produtores locais possam ter meios de adquirir insumos agrícolas e máquinas para desenvolver os seus trabalhos.

Disse que o terceiro aspecto visa criação de parcerias para que os produtores locais, saibam por exemplo quando precisam do financiamento ou de sementes, onde é que podem dirigir-se.

Informou que o quarto aspecto é a questão do acesso ao mercado, acrescentando que através das cantinas escolares e das compras locais que são feitas junto dos produtores, as cantinas escolas tornam-se num mercado institucional para as cooperativas.

Claude Kakule afirmou que o acordo ora assinado é o início de um algo maior que o PAM pretende com as cooperativas de formar a aumentarem a integração de produtos alimentares locais, nas cantinas escolares.

Por sua vez, a ministra da Agricultura e Desenvolvimento Rural, afirmou que uma da missão fundamental da instituição que dirige é apoiar os agricultores para que possam cultivar, nomeadamente com sementes de qualidade e técnicos que os acompanham para renderem ainda mais nas suas produções.

Fatumata Djau Baldé salientou que, a oportunidade que o PAM vai dar aos camponeses vai-lhes permitir conseguir mercados de venda antes de iniciarem a produção.

Disse que, por isso essa oportunidade deve ser abraçada pelos camponeses e reforçar a produção, não apenas para vender ao PAM como para outros mercados interessados.

Em nome das cooperativas agrícolas, Mamadú Lamarana Djaló frisou que, vão abraçar a oportunidade que o PAM lhes deu, porque vai permitir aos camponeses tomar conta da economia do pais.

Djaló afirmou que, a Guiné-Bissau como país arável com 1.400 mil hectares de terras para cultivar, frisando que, com isso podem transforma-la num país de trabalho

Dans la même catégorie