APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Cooperação/Reino de Espanha promete doar à Guiné-Bissau um apoio orçamental no valor de cinco milhões de euros


  3 Février      29        COOpération (783),

 

Bissau, 03 Fev 23 (ANG) – O Reino de Espanha prometeu doar à Guiné-Bissau um apoio orçamental no valor de cinco milhões de euros tal como já tinham feito Portugal e França, o mesmo valor que está sendo utilizado actualmente nas áreas sociais do país.
A revelação é do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, em declarações à imprensa, quinta-feira, no seu regresso ao país depois da visita de dois dias ao Reino de Espanha e à França.

“Depois do nosso encontro com o Presidente de França tivemos um encontro de trabalho também com Rei de Espanha e Presidente de Governo espanhol, e prometeram dar um apoio orçamental no valor de cinco milhões de euros”, contou o Presidente da República.

Umaro Sissoco Embaló sustentou que pediu o Rei de Espanha que use a sua influência para ajudar a Guiné-Bissau no âmbito da cooperação com outros países monárquicos, e que o convidou a visitar a Guiné-Bissau.

Acrescenta que o monarca espanhol aceitou usar a sua influência para apoiar a Guiné-Bissau e que prometeu também efetuar uma visita ao país.

“Abordamos a situação de pesca, turismo, construções, transportes fluviais e agricultura. Ficou decidido que vai haver uma reunião brevemente entre a Câmara de Comércio da Guiné-Bissau e de Espanha no sentido de identificar as áreas de investimento”, revelou Embaló.

O chefe de Estado guineense disse que hoje em dia, a Guiné-Bissau está sendo vista como um país para se apostar, mas que na realidade, a meta é de fazer com que seja um país simplesmente para seguir em frente.

O Presidente da República disse que ainda existe muito trabalho para fazer no sentido de tornar a Guiné-Bissau um país estável e livre de corrupção, tendo por isso reafirmado que o empenho de todos é fundamental .

Umaro Sissoco Embaló disse que, atualmente, o mundo está virado para o sector da agricultura por causa da crise provocada pela guerra da Ucrânia e Rússia e que a Guiné-Bissau é um país fértil, que necessita de maior empenho para torná-lo um país de agricultura.

“Penso que, brevemente, a Guiné-Bissau poderá ter o certificado da União Europeia para certificação do nosso pescado, o que é importante para exportação”, referiu Embaló.

Umaro Sissoco Embaló informou que já existe uma equipa técnica francesa que vai dar formação ao pessoal das Forças Armadas da Guiné-Bissau e sobretudo os fuzileiros navais.
“A Guiné-Bissau tem que preparar a sua Força Armada para estar ao nível das Forças Armadas de sub-região por questões de manutenção de paz e também para cumprir as missões das Nações Unidas”, referiu o Presidente da República .

Dans la même catégorie