APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / L’Agence mauritanienne d’information magnifie la visite du président Faye à Nouakchott APS SENEGAL-GAMBIE-COOPERATION / L’ambassadeur sénégalais agite l’idée d’un nouveau pont sur le fleuve Gambie APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / Gambie : l’annonce de la visite de Bassirou Diomaye Faye a suscité l’euphorie (ambassadeur) APS SENEGAL-MAURITANIE-VISITE / Les secteurs prioritaires de la coopération entre Dakar et Nouakchott au cœur de la visite du président Faye – APS MONDE-SENEGAL-SOCIETE / Sadio Mané en militant de l’intelligence artificielle au service du développement APS SENEGAL-SERVICES-DECISION / Des mesures annoncées pour une meilleure gouvernance du secteur de l’eau APS SENEGAL-GOUVERNANCE / Vers la publication des rapports des corps de contrôle des cinq dernières années MAP Migration: la conférence régionale de l’Afrique du Nord salue l’engagement fort de Sa Majesté le Roi dans la mise en œuvre de l’Agenda Africain MAP Gestion hydrique: le Maroc dispose d’une expérience riche à partager avec les autres pays (DG de la FAO) MAP L’Afrique du Sud ne répond pas aux exigences de la Convention relative au statut des réfugiés (ministre)

Covid-19: Cabo Verde antecipa reabertura de discotecas para 30 de Outubro


  15 Octobre      88        Santé (15361), Société (45052),

 

Cidade da Praia, 15 Out (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje que o Governo vai antecipar para 30 de Outubro a permissão de actividade de dança em discotecas, clubes e pub dancing, cuja abertura estava prevista para 01 de Dezembro.
É uma decisão que, segundo uma publicação do Chefe do Governo, feita na rede social Facebook, leva em consideração os registos da taxa de incidência e do ritmo de transmissão baixos e a dinâmica da vacinação conseguida e em curso.
Ainda na mesma publicação, Ulisses Correia e Silva avançou que até 13 de Outubro, 79,3% da população com idade igual ou superior a 18 anos estará vacinada contra a COVID-19, com pelo menos uma dose e 49% com vacinação completa de duas doses.
Entretanto, alerta o primeiro-ministro que estes estabelecimentos devem estar devidamente licenciados e com alvarás para exercerem a actividade.
Os clientes deverão, por seu turno, apresentar e estarem munidos de certificado COVID-19 válido de vacinação com esquema vacinal completo de duas doses.
Quanto aos eventos culturais em recintos e espaços com controlo de entradas, deixam de ter limites de lotação, sem prejuízo do cumprimento de regras e normas de segurança.
Continua ainda, segundo Ulisses Correia e Silva, a ser exigida para a entrada e frequência, a apresentação de certificado Covid válido de pelo menos uma dose ou teste válido.
“O governo irá antes do dia 30 de Outubro publicar uma resolução que irá conter as medidas que acima anunciei”, escreveu
Cabo Verde contabiliza neste momento 418 casos activos, 37.187 casos recuperados, 347 óbitos, 15 óbitos por outras causas e nove transferidos, perfazendo um total de 37.976 casos positivos acumulados.
Praia continua a ser o município mais afectado, com 214 casos activos, seguido de São Vicente (78), Ribeira Brava (27) e Porto Novo (26).
No sentido de mitigar as consequências da pandemia, as autoridades apelam às pessoas para que adiram à campanha de vacinação contra a covid-19 que está, de forma que todos possam estar mais protegidos o mais rápido possível.
Reforçam também o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações das autoridades sanitárias.
A covid-19 provocou pelo menos 4.870.405 mortes em todo o mundo, entre mais de 239 milhões infecções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e actualmente com variantes identificadas em vários países.

Dans la même catégorie