MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache) MAP Trois civils tués par des hommes armés dans l’Extrême-Nord du Cameroun MAP L’ONUDC appelle à prendre des mesures « urgentes » pour démanteler les réseaux de trafic de drogue au Sahel (rapport) APS SENEGAL-EDUCATION / Abdourahmane Diouf prend le pouls de la Cité du savoir ANP SENUM 2024: Les trois ministres de la communication de l’AES au Projet de Village Intelligent (PVI) Inforpress ‘Street Basket’: Fundação Fidel Mendonça leva “Team Cabo Verde Tubarões Azuis” à França Inforpress Santo Antão: Júlio Ascensão Silva alerta para a gravidade da situação da perda do poder de compra em Cabo Verde Inforpress Presidência da República promove terceira conferência da Década do Oceano na ilha do Sal Inforpress Preços dos produtos importados aumentaram 1,8% em Março Inforpress “Operação Menos Plástico” resulta na apreensão de grande quantidade de sacos plásticos importados ilegalmente

Covid-19: Carlos Veiga e José Maria Neves recebem primeira dose da vacina


  26 Avril      56        Santé (15362),

 

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) – Os antigos primeiros-ministros e candidatos à Presidente da República, Carlos Veiga e José Maria Neves, receberam hoje a primeira dose da vacina AstraZeneca contra covid-19 e instaram à adesão de toda a população à vacinação.
À imprensa, minutos depois de terem recebido a primeira dose de vacina no Centro de Saúde da Achada Santo António, os ex-primeiros-ministros apelaram a toda a população cabo-verdiana a aderi à vacinação, por acreditarem que esta é a solução.
Para Carlos Veiga, o “mais importante” é a protecção que a vacina dá contra a covid-19, já que ainda não foram descobertos medicamentos para a sua cura.
“Acho que todas as pessoas devem tomar a vacina”, sustentou, assegurando que a vacina é “segura”, lançou, pois, conforme observou, não existem medicamento que não tenham efeitos colaterais.
Por isso, frisou ser “normal” que haja alguns efeitos colaterais, após a vacinação.
Instado se os números de casos da covid-19 estão relacionados com as campanhas eleitorais que propiciaram muitas aglomerações, Carlos Veiga respondeu que as pessoas já estão cansadas do confinamento.
“Mais de um ano de confinamento, então toda a oportunidade que encontram tentam libertar-se um pouco, mas não se deve esquecer que o vírus ainda existe”, disse, apelando também para o cumprimento de todas as regras sanitárias e de todas as precauções.
Por sua vez, José Maria Neves garantiu que a tomada da vacina trouxe-lhe o sentimento de “segurança”, pois, sustentou, a pandemia já se mostrou “suficientemente grave”, pelo que vacinar é “uma forma de prevenção”.
Por isso, sublinhou que todos devem “vacinar”, defendendo assim a colaboração das pessoas no combate à covid-19.
José Maria Neves apelou, igualmente, a todos a tomarem os cuidados necessários e tudo aquilo que já foi recomendado pelas autoridades sanitárias, realçando que a “vitória” sobre esta doença dependerá, sobretudo, do comportamento individual de cada um.
Questionado também se há alguma relação entre o aumento das infecções e as aglomerações constatadas nas últimas campanhas eleitorais, Neves disse que não pode “afirmar” e nem “infirmar” se existe esta relação.
Porém, afirmou que tem a ver com o não cumprimento das regras impostas e das aglomerações, não só nas campanhas eleitorais, mas também das festas e nos restaurantes.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, em Cabo Verde 87 por cento (%) dos profissionais de saúde e 24% dos idosos já receberam a primeira dose de vacina contra a covid-19, sendo que mais de 14 mil pessoas receberam a primeira dose de vacina e o stock existente no País vai servir para cobrir os próximos grupos-alvo.
Conforme a última actualização, o arquipélago registou mais dois óbitos por covid-19 e outros 255 novos casos de infecção pela doença, num total de 1036 resultados recebidos.
O País passa a contabilizar 2.928 casos activos, 19.204 casos recuperados, 203 óbitos, seis óbitos por outras causas e oito transferidos, perfazendo um total de 22.349 casos positivos acumulados.

Dans la même catégorie