APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Covid-19: “Colaboração responsável de todos é imprescindível no combate à pandemia” – antigo Presidente Pedro Pires


  21 Avril      25        Coopération (2242),

 

Pedra Badejo, 21 Abr (Inforpress) – O antigo Presidente da República, Pedro Pires, considerou hoje que a cooperação e participação responsável das pessoas são imprescindíveis no combate à pandemia da covid-19, numa ocasião em que o País já registou 67 casos confirmados da doença.
O comandante que lutou pela independência de Cabo Verde fez estas afirmações numa carta aberta endereçada aos cabo-verdianos, na sequência da prorrogação do estado de emergência nacional.
“Esta decisão significa que não estão ainda criadas condições sanitárias e comportamentais que permitiriam dispensar, sem riscos sérios para a saúde pública, as medidas obrigatórias de confinamento domiciliário e de distanciamento físico e social”, observou.
Segundo demonstrou, nestas “circunstâncias criticas”, é necessário ter em conta que o Governo e outras entidades agem e trabalham em prol do bem-comum. Para Pedro Pires, a responsabilidade pelo sucesso desta batalha nacional pela saúde e bem-estar incumbe a todos.
“Entendo que é na perspectiva de proteger a saúde pública e a continuidade da Nação que se deve encarar o dever pessoal e colectivo inadiável de solidariedade com a nossa terra e com o nosso povo”, afirmou.
No seu entender, o exercício “efectivo e eficaz” da autoridade pública é, nestas circunstâncias, “imprescindível”, daí a necessidade de respeitar e acatar as orientações dos agentes da segurança pública e protecção, sem se esquecer do lado pessoal destes profissionais.
“Eles correm riscos de contágio, estão afastados dos seus familiares e amigos e estão sujeitos às mesmas pressões psicológicas e renúncias e a idênticos sacrifícios pessoais. Estão-se sacrificando, por dever de ofício, pelo nosso bem-comum. Merecem respeito, gratidão e reconhecimento”, afiançou.
O antigo chefe da Nação solidarizou-se com a ilha da Boa Vista, que, conforme observou, se encontra numa “situação grave que preocupa a todos”.
“No nosso comportamento do dia-a-dia, devemos conduzir-nos de forma cautelosa, considerando que o coronavírus está sempre presente e os riscos de contrair a enfermidade são permanentes. Em tais circunstâncias, a irreflexão e a imprudência são más companheiras de viagem”, alertou.
Pedro Pires endereçou palavras de força e coragem para as pessoas que foram contaminadas, salientando que é com “fé, luta e resistência” que conseguirão realizar os seus desejos.
Entretanto, realçou que, nas actuais circunstâncias, é importante fixar a primeira prioridade, que é concentração dos meios e esforços no combate à expansão do novo coronavírus.
“Esta pandemia mexeu com a vida das pessoas e das Nações. Ninguém ficou incólume! O que estava seguro passou a ser inseguro; o que estava certo passou a ser incerto. Semeou a incerteza e a imprevisibilidade por todo o lado. Destas alterações, virão graves e variadas consequências que, vencida a epidemia, terão que ser repensadas, reequacionadas e resolvidas”, enfatizou.
De acordo com dados oficiais, Cabo Verde regista até este momento 67 casos confirmados da covid-19, um recuperado e um óbito.
WM/CP
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie