AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

Covid-19: Um ano de resiliência e superação em que o País testou sua capacidade de resposta face aos desafios – Jorge Barreto


  19 Mars      37        Economie (20813),

 

Cidade da Praia, 19 Mar (Inforpress) – O director nacional da Saúde fez um “balanço positivo” sobre um ano de luta contra a covid-19, admitindo ter sido um ano de “resiliência e superação” em que Cabo Verde testou a sua capacidade de resposta face aos desafios.
Jorge Noel Barreto fez essa leitura em declarações à Inforpress quando fazia balanço sobre um ano sobre o registo do primeiro caso da covid-19, que apareceu na ilha da Boa Vista a 19 de Março de 2020.
“Durante este ano, mais de três mil profissionais de saúde trabalharam para fazer face a covid-19, sendo que destes 350 testaram positivo. Foi um ano bastante trabalhoso e cheio de desafios, pois, quando começamos com os primeiros casos não havia todas as condições, mas começamos a dar os primeiros passos até conseguirmos dar resposta às necessidades”, disse.
O director nacional da Saúde, que considera que Cabo Verde tem demonstrado uma “enorme capacidade” de resposta colectiva a um dos maiores desafios do sector, explicou que quando começou a pandemia não havia no arquipélago todas as condições laboratoriais para fazer o diagnóstico, pelo que as primeiras amostras tiveram que ser enviadas a Portugal para análises.
Para o especialista em infecciologia, o país, com vontade de avançar, conseguiu, através dos seus parceiros, reunir condições para que o serviço da Praia começasse a fazer os exames de diagnóstico.
Frisou ainda que com o alastramento da pandemia a todas as ilhas, Cabo Verde investiu para poder dar respostas a nível de exames laboratoriais na Praia, São Vicente, Fogo e Sal, estando previsto, agora, investimentos, a nível laboratorial, para Boa Vista.
“Para dar vazão às necessidades foram recrutadas algumas pessoas do sector da saúde, através de contratos, o que elevou a gastos extras do Governo com o sector em vários milhares de contos”, indicou, apesar dos apoios recebidos dos parceiros nacionais e internacionais.
A pandemia, segundo Jorge Noel Barreto, no caso de Cabo Verde, constituiu oportunidade para compra de equipamentos e recursos que o país precisava para cuidar melhor os doentes da covid-19.
“Isto permitiu que o país reforçasse a sua capacidade de diagnóstico e atendimento em várias frentes, permitiu que o hospital do Sal recebesse uma certificação em termos de prevenção e controlo da infecção, entre outras coisas”, observou.
Questionado sobre como será o futuro com o eventual surgimento de outras epidemias, Jorge Noel Barreto avançou que as situações de agentes infecciosos são diferentes, pelo que admite que tudo é um desafio.
Há precisamente um ano, Cabo Verde registou o primeiro caso de covid-19, que marcou o início de uma dura caminhada, que ainda hoje se faz sentir.
O país contabiliza 481 casos activos, 15.646 casos recuperados, 158 óbitos, cinco mortes por outras causas, oito transferidas, perfazendo um total acumulado de 16.298 casos positivos.
PC/CP
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie