APS SENEGAL-ASSAINISSEMENT / Curage des réseaux : l’ONAS fait le point des opérations pré-hivernales à Dakar APS SENEGAL-MEDIAS-SOCIETE / Alioune Sall s’imprègne de la situation de l’APS APS SENEGAL-AFRIQUE-SANTE / Lutte contre le paludisme : vers le déploiement de deux nouveaux vaccins sur le continent africain APS SENEGAL-AFRIQUE-SANTE / L’OMS évoque la nécessité d’assurer une ”prestation continue et équitable” des services de lutte antipaludique ATOP Le FDR à la conquête de l’électorat dans le Vo ATOP Le Prof Wolou du PSR à Tchamba ATOP LA DMP A LE CONQUETTE DU SUFFRAGE DANS LE HAHO ATOP Vo : Le parti UNIR à la conquête de l’électorat ATOP Les électeurs de Kloto promettent les trois sièges au parti UNIR AIB L’ambassadeur du Burkina en Gambie présente ses lettres de créance au président Adama Barrow

Covid-19/”Direção Geral de Saúde recorre a estudos para compreender as causas da recusa de se tomar a vacina”, diz Agostinho Ndunba


  2 Août      44        Santé (15379),

 

 

Bissau, 02 Ago 21 (ANG) – O Diretor-geral de Prevenção e Promoção da Saúde Pública, Agostinho N’dumba manifestou hoje a sua preocupação sobre a fraca adesão popular à campanha de vacinação contra a Covid-19, em curso no país.

Numa entrevista exclusiva à ANG, Agostinho N’dumba, disse que na altura da toma da primeira dose constataram maior procura, que ronda cerca de onze mil pessoas, e que mesmo assim representa um número abaixo do esperado, que é de 80 por cento da população.

Salientou que, em comparação com a segunda dose, houve uma “recusa” por parte da população de tomar a vacina , acrescentando que, os números são desencorajadores.

Agostinho Ndumba disse que para a toma da segunda dose houve muitos desperdícios de vacinas, e desgaste dos técnicos no terreno que percorrem distâncias sem encontrar pessoas disponíveis para vacinar.

O Director-geral de Prevenção e Promoção de Saúde disse ter desconfiado de que esteja na origem dessa “recusa” a onda de desinformação feita pela diáspora guineense nas redes sociais e alguns lideres de opinião no país.

« Já concluímos um estudo na semana passada para compreender a situação que está por detrás, e na base desse estudo vamos tomar medidas para inverter essa situação desfavorável para o sistema de saúde guineense », disse.

Questionado sobre a prioridade dada ao tratamento da Covid 19 neste periodo, em detrimento de patologias tais como o paludismo, a tuberculose, HIV-sida que estão ceifando vidas da população, este responsável admite existir uma certa queda do número de pessoas que procuram tratamento relacionados à essas doenças mas afirma que os serviços dessas doenças estão ativos em todos os centros de saúde pelo que os cidadãos não devem exitar em procurar tratamentos.

Agostinho Ndumba pede aos cidadãos em geral para não se negligenciarem sobre a prevenção da Covid-19, porque, segundo diz, a pandemia ainda está ativa, e que esta terceira vaga demonstra uma certa agressividade, pelo que recomenda utilização de métodos mais eficientes, que é a prevenção, ao invés de remediar depois de sofrer danos colaterais provocados pela contaminação.

Pede o reforço de medidas de prevenção, nomeadamnete o distanciamento, físico, evitar multidãos e festas, lavar as mãos com água e sabão com frequência.

“Pessoas com mais de 50 anos de idade, aqueles que sofrem de algumas doenças como a diabetes, devem procurar os postos de vacinação para tomarem a vacina “, disse Ndumba.

Dans la même catégorie