AIB Fin de formation pour une vingtaine de journalistes burkinabè en Chine AIB SNC 2024 : Le ministre des transports lance un appel à la prudence après le basculement de 5 camions sur l’axe Ouaga-Bobo AIB Savane médias fermé par les services des impôts MAP Rabat: Création du Réseau des journalistes Fact-Checkers des Agences de presse africaines MAP Dakhla: la Marine Royale porte assistance à 85 candidats à la migration irrégulière MAP Dakhla: Des diplomates africains prospectent les potentialités économiques de la région ANG Cultura/Organização “TOP GB Internacional” pede apoio do Estado para representante o país em diferentes concursos de Miss internacionais ANG Sociedade/Diretor de Serviços de Estatística confirma que Bissau dispõe de maior densidade populacional do país com 457.564 habitantes AIP Lutte contre la drépanocytose: une experte plaide pour l’obligation du dépistage précoce ANG Saúde pública/Governo e Parceiros celebram hoje Dia Mundial de Luta contra o Paludismo

CPLP e Ministério da Educação de Cabo Verde realizam conferência internacional em formato virtual


  26 Octobre      34        Education (7134),

 

Cidade da Praia, 26 Out (Inforpress) – A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o Ministério da Educação realizam, esta quinta-feira, 29, das 10:00 às 15:00, através do Serviço de Estudos, Planeamento e Cooperação, uma conferência internacional, em formato virtual.

Segundo uma nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, a conferência em apreço se enquadra no âmbito do Plano de Ação de Cooperação Multilateral no Domínio da Educação da CPLP, adotado pela IX Reunião de Ministros da Educação da CPLP, em Díli, em 2016, e reiterado como documento estratégico proprietário pela X Reunião de Ministros da Educação da CPLP, em Salvador, em 2018.

O evento é organizado no âmbito da presidência cabo-verdiana ora em exercício, que decorre sob o lema “O processo de recolha de informação estatística educacional no espaço da CPLP”.

A conferência internacional, conforme o comunicado da organização, assinala a importância da produção e disseminação das estatísticas da educação no contexto nacional, regional e multilateral, antes, durante e após a crise da COVID-19, promovendo um momento de partilha de experiências e boas práticas entre os Estados-membros da CPLP.

De acordo com a mesma fonte, a sessão da abertura da referida conferência vai ser presidida pelo secretário executivo da CPLP, embaixador Francisco Ribeiro Telles, e pelo secretário de Estado da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz.

A nota informa ainda que durante a sessão serão debatidos três painéis. O primeiro das 10:15 às 11:15 abordando o tema “a produção e disseminação das estatísticas da educação no contexto nacional, regional e multilateral, antes, durante e após a crise da COVID-19” sendo moderado pelo director dos Sistemas de Informação do Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE), Carlos Domingues.

O segundo painel decorre das 11:15 às 12:30, com o tema “boas práticas no processo de produção e disseminação das Estatísticas da Educação (principais etapas), moderado pela coordenadora do Curso de Estatística e Gestão de Informação, Universidade de Cabo Verde, Ivanilda Cabral.

O terceiro e último painel sucede das 13:30 às 15:00 e discorre sobre “boas práticas no processo de produção e disseminação das Estatísticas da Educação (principais etapas)”, e é moderado pela técnica superior responsável pela Educação, ciência e tecnologia, direcção de acção Cultural e Língua Portuguesa, do secretariado executivo da CPLP, Arlinda Cabral.

De acordo com a organização, os interessados que queiram acompanhar o evento poderão fazê-lo através da Plataforma ZOOM – https://url.cplp.org/estatisticaeducplp, com limite até 100 inscrições. ID da reunião: 953 1290 5373, senha de acesso: 871262.

É possível também seguir o evento em directo no canal de Youtube da CPLP.

TC/FP

Dans la même catégorie