AGP Dialogue national : le président Oligui Nguema échange avec les membres du bureau AGP Gabon : Bientôt un recensement des biens de l’Etat AGP Coopération Gabon-France : un forum économique en perspective APS SENEGAL-PRESIDENTIELLE / Bassirou Diomaye Faye reçu en audience par Macky Sall MAP Afrique du Sud: Zuma exclu des prochaines élections (Commission électorale) MAP La CAF annonce les dates des finales de la Ligue des Champions et de la Coupe de la Confédération MAP Afrique du Sud: 45 morts dans un accident d’autocar au Limpopo APS SENEGAL-ITALIE-TRANSPORTS / ITA Airways va inaugurer en juillet une ligne Rome-Dakar APS SENEGAL-ENVIRONNEMENT / Bonne amélioration des taux d’accès à l’eau et à l’assainissement (expert) ANP Signature de convention entre le Niger et la Société WAPCO Niger pour un programme de formation de talents à Southwest Petroleum University de Chine

CPLP: “Temos todas as razões para estar optimistas com afirmação da língua portuguesa no contexto mundial” – PR


  27 Mai      16        Politique (25166),

 

Cidade da Praia, 27 Mai (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, afirmou quarta-feira que há todas as razões para a CPLP e os Estados-membros estarem optimistas quanto à evolução da língua portuguesa e sua afirmação no contexto mundial.
Jorge Carlos Fonseca, que é também presidente em exercício da CPLP, falava na abertura da IV conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial, a decorrer em formato virtual e organizada pelo Governo de Cabo Verde no âmbito da presidência cabo-verdiana da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
“Estudos indicam que nos próximos 40 anos ela ganhará mais de 100 milhões de novos falantes, o que só nos pode deixar satisfeitos e é demonstrativo da sua pujança e vitalidade. Com esta perspectiva bem positiva, só podemos augurar um futuro rico para os legatários e usuários da língua portuguesa e as potencialidades de realização que se abrem para ela”, realçou.
Apesar da sua origem europeia, o chefe de Estado cabo-verdiano salientou que a língua portuguesa língua tornou-se transatlântica, uma língua essencialmente do Sul, assim como já o era na Europa.
“É falada por mais de 250 milhões de pessoas. Uma das mais usadas no ocidente e a quinta na internet, de acordo com os estudos, o que lhe abre novas perspectivas de futuro. Trata-se de uma língua em expansão, que ganha cada vez mais espaço na América do Sul e em África, o que lhe dá igualmente maior importância estratégica, a nível global”, indicou.
Jorge Carlos Fonseca acrescentou que o seu acolhimento e adopção como língua de trabalho, em várias organizações internacionais, confere-lhe maior importância e vitalidade, assim como a sua procura por parte de diversas instituições superiores, com destaque para a China.
Entretanto, afirmou que o seu potencial “é ilimitado” e os desafios são “assinaláveis e devem ser encarados de forma sistemática”.
No que respeita ao desenvolvimento tecnológico comum, sublinhou que é incontornável a sua adaptação às possibilidades de transmissão do conhecimento, através da investigação, ciência e inovação, explorando também todo o seu potencial criativo.
A quarta conferência internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial tem a duração de três dias e em debate estão cinco eixos.
Eixo das políticas públicas para a promoção da leitura, da diversidade na escrita literária em língua portuguesa, do ensino da língua portuguesa em contexto de mobilidade, da ciência, investigação e inovação da língua portuguesa e o da tecnologia e economias criativas: cenários emergentes em língua portuguesa.
Particularmente no eixo das políticas para a promoção da leitura, Jorge Carlos Fonseca disse que seria desejável a identificação clara das situações ou regiões que poderão necessitar de maior atenção nos domínios da promoção da leitura, da pesquisa e da formação.
“Acredito que parte significativa das soluções passará pela criação de condições que permitam ao Instituto de Língua Portuguesa assumir as suas funções na plenitude, bem como pelo envolvimento das Universidades e Centros de Estudo”, realçou.

A abertura do encontro contou ainda com os discursos do ministro dos Negócio Estrangeiro de cabo Verde, Rui Figueiredo Soares, do secretário executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles e do director executivo do IILP, Incanha Inbumto.

Dans la même catégorie