Mindelo, 27 Out (Inforpress) – O presidente do conselho de administração da Enapor assinou hoje, na Madeira (Portugal), a acta que funda a Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia, para desenvolver e promover o turismo de cruzeiros nas ilhas atlânticas.
Sob a marca Cruise Atlantic Islands (CAI), que junta a Autoridad Portuaria de Las Palmas (APRAM) S.A., a Autoridad Portuaria SC Tenerife e a Enapor – Portos de Cabo Verde, S.A., a criação da nova associação já é tida pelo presidente do conselho de administração da Enapor, Ireneu Camacho, como “iniciativa histórica” que marca “um novo capítulo” na cooperação entre os portos da Madeira, Canárias e Cabo Verde, que representam, actualmente, “um mercado de cerca de três milhões de passageiros”.
Na acta de fundação, a que a Inforpress teve acesso, ficou expresso o reforço das partes na parceria para promover o turismo de cruzeiros nas Ilhas Atlânticas e surge como resultado do reconhecimento da necessidade de aumentar a eficácia e eficiência das quatro administrações portuárias envolvidas.
No documento é citada ainda a troca de informação constante, quer seja estatística, quer dos modelos comerciais, para o desenvolvimento do produto turístico de cada região, assim como para fazer face aos novos desafios na gestão portuária, nomeadamente nas áreas da digitalização e sustentabilidade.
Conforme Ireneu Camacho, a constituição formal da Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia irá permitir à Enapor “compartilhar e trocar experiências” com outros portos da Macaronésia, e fortalecer as suas estratégias de promoção turística.
“Juntos podemos desenvolver rotas de cruzeiro atractivas, facilitar a conexão entre os diferentes destinos da região e divulgar ao mundo os tesouros escondidos em nossas ilhas, para além de reforçar todo o investimento que tem sido feito na promoção do negócio de cruzeiros em Cabo Verde”, enumerou o presidente do conselho de administração da Enapor.
Para além de procurar as oportunidades de desenvolvimento sustentável do turismo de cruzeiros, a nova associação tem como objectivos gerais, no âmbito portuário e marítimo, a promoção, investigação e formação, assim como desenvolver iniciativas comerciais, sociais e culturais com a finalidade de promover a área Atlântica da Macaronésia (Ilhas Atlânticas), como destino turístico de cruzeiros e, especificamente, os respectivos destinos que integram a associação.
Os dados do último boletim estatístico da Enapor indicam que o número de passageiros de cruzeiros de visita a Cabo Verde cresceu este ano 148% até Setembro, em comparação com o mesmo período de 2022.
De acordo com os dados oficiais, Cabo Verde atingiu nos primeiros nove meses deste ano o equivalente a 85% do movimento de passageiros de cruzeiros no total do ano de 2022.
Até Setembro, o acumulado de passageiros de cruzeiros de visita a Cabo Verde ascendeu a 51.716, com o maior crescimento a registar-se no Porto Grande (São Vicente), onde se encontra em construção o terminal de cruzeiros, a inaugurar no primeiro semestre de 2024, já recebeu mais 17.879 turistas que em 2022.
Ao todo, nos primeiros nove meses de 2023, já passaram por Cabo Verde 71 navios cruzeiro de passageiros.