Bissau, 09 Jan 25 (ANG) – O Presidente da República recomendou ao Governo a priorização da realização das eleições legislativas antecipadas para este ano, e que o combate a pobreza tome lugar central nos discursos e nas políticas públicas do Executivo.
Umaro Sissoco Embaló falava na cerimónia de cumprimentos de Ano Novo pelo Poder Executivo, Chefias Militares, Presidente da Câmara Municipal de Bissau e Governadores Regionais.
Disse ser o momento de balanço, e que 2024 não foi ano fácil, porque enfrentou muitos desafios, num país sem grandes recursos.
Salientou que continua crucial a cooperação internacional para concretização das aspirações de desenvolvimento económico para o progresso social.
« É preciso garantir a presença internacional numa Guiné-Bissau positiva e respeitada, o propósito que tornou uma realidade que dignificou o país e o seu povo”, frisou Sissoco Embaló.
O chefe de Estado acrescentou que essa nova realidade resultou de várias visitas de vários chefes de Estados ao país , sublinhando que a Guiné-Bissau, parece hoje um estaleiro de obras públicas.
“Estamos a levantar infraestruturas cruciais, em diversas regiões do país. Estamos a reduzir simetrias externas e a unificar o mercado interno dos bens e serviços, a promover o bem social do país, e conseguimos quebrar o isolamento da zona Sul”,disse.
Umaro Sissoco Embaló realçou que a parte central da capital Bissau transformou-se num Cartão de Visita do país, símbolo da agenda transformadora, do motivo de orgulho nacional, referindo que a agenda ansiosa está em execução, imbuída de reordenamento e valorização do território nacional, que não se limita apenas a projeção das infraestruturas.
Disse que uma boa campanha de comercialização de castanha de caju é sem dúvida muito importante, apesar de não ser suficiente.”É preciso intensificar a economia nacional e acrescentar mais valor aos produtos de exportação e transformar a economia numa perspetiva compatível com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, porque só assim vai ser possível combater a pobreza no país”, sublinhou.
O Presidente da República afirmou que as Forças Armadas(FA) vão continuar a merecer a melhor atenção do Governo e que na qualidade de Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas reitera a sua confiança nas FA pelo que podem contar com o seu total apoio.
O Primeiro-ministro, Rui Duarte Barros realçou que o início de um ano novo é sempre oportunidade para abrir esperanças, reafirmar compromissos com o país, visando sempre o progresso e o bem estar das populações.
“É com determinação que anuncio em nome do Governo e em meu próprio nome a firme disposição de intensificar as ações de Executivo para implementar, à curto prazo, medidas que atendem as necessidades básicas da população.
Entre as prioridades do Governo, Rui Barros, destacou melhorias na eficiência da administração pública com estabilização do pessoal na administração de serviços e no controlo do sistema, adoção de medidas que visam, entre outras, garantir uma gestão eficaz dos recursos do país, eliminar as barreiras não transparentes no território nacional, tais como o comércio de estupefacientes, corte ilegal da madeira, e melhorar a próxima campanha de castanha de caju .
« É com grande honra que em nome do Governo, das chefias militares e segurança e dos representantes do Poder Local que dirijo a vossa excelência e a sua família, sinceros votos de um feliz e próspero ano 2025”, disse o Primeiro-ministro que ainda desejou que 2025 seja marcado pelo fortalecimento da união nacional e avanço de iniciativas que promovem o bem estar das populações, » disse Barros.