APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

Cumprimentos Ano Novo/“Um grupinho de pessoas pretende estragar o bom nome da etnia Balanta”, diz Presidente da República


  17 Janvier      27        Société (45064),

 

Bissau, 17 Jan 23(ANG) – O Presidente da República disse que um grupinho de pessoas pretende estragar o “bom nome” da etnia Balanta , mas que quem conviveu com esse grupo étnico sabe que são indivíduos simples e amáveis.
O chefe de Estado fez esta acusação numa reunião com um grupo de pessoas que se apresentou, segunda-feira, no palácio da República como grupo de anciões Balantas, o segundo maior grupo étnico do país, com a finalidade de apresentar ao Presidente Sissoco Embaló cumprimentos de Ano Novo.
“Quem conhece a etnia Balanta jamais terá ódio da mesma, porque são boas pessoas. Só que, infelizmente, alguns grupinhos usam o capote de Balanta para fazer maldade e isso acaba por criar dúvidas na sociedade para quem não convive com o grupo étnico Balanta”, disse o Presidente da República.

Umaro Sissoco Embaló aconselhou aos anciões a se posicionarem face a essa situação que afeta ao “bom nome” da etnia Balanta, sublinhando que não é normal que um grupo de 05 ou 10 pessoas estrague o nome de muita gente.

“Quando forem as tabancas sensibilizar as pessoas sobre a questão de divisão étnica, será melhorar que vocês recusem essa situação, porque vocês serão os prejudicados com a questão de maldade e de violência que fazem usando o vosso nome”, disse.

O Presidente da República disse que a questão da divisão étnica é prejudicial para o desenvolvimento de um país e que por isso, é fundamental evitá-la.

Manifestou o desejo de a Guiné-Bissau voltar a ser a pátria de todos, sem distinção e que a “guinendade” volte a reinar no seio dos guineenses.

Umaro Sissoco Embaló indicou como exemplo de ações maldosas feitas em nome de Balantas, a alegada tentativa de golpe de Estado de 01 de Fevereiro de 2022, que provocara a morte de muitas pessoas entre militares, polícias e civis.

Entre os detidos por alegado envolvimento nesse caso figuram oficiais superiores militares de etnia Balanta, com destaque para o Contra-Almirante, José Américo Bubo na Tchuto.ANG/AALS/ÂC//SG

20 de Janeiro/PAIGC comemora 50º aniversário da morte de seu líder com realização de congresso internacional sobre “Obra e Memória de Cabral”

Bissau, 17 Jan 23(ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), vai comemorar o 50º aniversário do assassinato de Amílcar Lopes Cabral, no próximo dia 20, com a realização de um congresso internacional sobre a “Obra e Memória” do imortal líder fundador do partido e das nacionalidas guineense e cabo-verdiana.
Segundo um comunicado à imprensa enviado à ANG, do Secretariado Nacional do PAIGC, em colaboração com alguns países e instituições que comungam do ideal Pan-africanista, um conjunto de atividades comemorativas serão realizadas em Bissau e no exterior.

O comunicado refere que um dos pontos altos das comemorações será a realização, no próximo domingo, na sede Nacional do PAIGC em Bissau, desse Congresso Internacional sobre a Obra e Memória de Amílcar Cabral, iniciativa que deverá contar com a participação de movimentos de ativistas revolucionários de cerca de 20 países, entre os quais Canadá, França, Alemanha, Quénia, África de Sul, Gana e Burkina Faso.

Em Bissau e nas regiões do país, os 50 anos volvidos sobre a morte do fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana serão assinalados com jornadas, que incluem palestras, marchas, atividades desportivas, culturais e lúdicas.

Na diáspora, concretamente em Cabo Verde e Portugal e em outros países de África e Europa onde o PAIGC tem estruturas implantadas, estão previstas realizações de palestras e sessões acadêmicas sobre a ideologia de Cabral, devendo o ponto alto dessas celebrações ser assinalado com uma vigília no local onde Amilcar Cabral foi “barbaramente assassinado, em Conacri.

Na vizinha República da Guiné serão esperados cerca de 40 dirigentes e responsáveis do PAIGC, entre membros do Presidium, Combatentes e Veteranos de guerra, representantes das organizações de massa do partido, nomeadamente da JAAC e UDEMU, indica o comunicado.

Dans la même catégorie