APS SÉNÉGAL–POLITIQUE–DIPLOMATIE / Un universitaire explique les dessous de la diplomatie de bon voisinage prônée par Dakar APS SENEGAL-AFRIQUE-DIPLOMATIE / A Banjul, Bassirou Diomaye Faye ”sera accueilli comme il se doit”, assure un officiel gambien APS SENEGAL-SIERRALEONE-COOPERATION / Le vice-président de la Sierra Leone reçu en audience par Bassirou Diomaye Faye APS SENEGAL-AFRIQUE-SOCIETE / Dakar et Banjul invités ‘’à jouer un rôle pilote’’ dans le processus d’intégration sous-régionale APS SENEGAL-LITTERATURE / L’Harmattan Sénégal présente deux ouvrages sur le blanchiment de capitaux dans l’UEMOA, samedi APS SENEGAL-AFRIQUE-CINEMA / Un expert salue la solidarité féminine mise en avant dans certains films pour sensibiliser sur le réchauffement climatique MAP CAN de futsal (demi-finale) : Le Maroc en finale et en Coupe du monde après sa victoire face à la Libye (6-0) MAP CAN de futsal (demi-finale): Le Maroc évince la Libye (6 – 0) se qualifie pour le Mondial MAP Le ministre malien de l’Agriculture salue les progrès du Maroc en matière de gestion d’eau et de barrages MAP Océanographie: Madagascar souhaite tirer profit de l’expérience marocaine (ministre malgache)

CVTelecom financia dez bolsas de estudos para formação superior através da Ficase


  25 Mai      72        Economie (20953), Finance (1502), Télécom (125),

 

Cidade da Praia, 25Mai (Inforpress) – A empresa CVTelecom, através da Ficase, vai financiar dez bolsas de estudo para formação superior, nas instituições de ensino do País, a partir do ano académico 2022/2023, aos jovens estudantes provenientes de famílias economicamente desfavorecidas.
Assim, a CVTelecom e a Ficase (Fundação Cabo-verdiana da Acção Social Escolar) rubricaram esta terça-feira, na Praia, um protocolo visando este financiamento orçado no montante anual de 1.800.000 escudos (um milhão e oitocentos mil escudos) durante 4 anos e que se enquadrada no âmbito da implementação da estratégia de sustentabilidade da CVTelecom (Pilar Social, Educação/Formação Profissional), ajudando, deste modo, a Ficase no cumprimento da sua missão.
O presidente do conselho administrativo da CVTelecom, João Domingos Correia, avançou que a CVTelecom, enquanto empresa nacional, sente-se responsável a concorrer pelo processo de desenvolvimento do País.
Defendeu na ocasião que, das áreas que considera “mais importantes” para o progresso de um país – educação e saúde, acredita que a educação vem em primeiro lugar.
“Educação para a saúde, educação para ambiente, educação para tudo e no âmbito da nossa responsabilidade social enquanto empresa nacional entendemos que associar os esforços e os recursos da empresa a área governamental responsável para a educação seria um compromisso para o processo de desenvolvimento sustentável do País”, sintetizou Correia.
Por isso, salientou, a CVTelecom revisitou o processo de cooperação com a Ficase e decidiu ir ao encontro das famílias que “mais” necessitam de uma oportunidade para a formação dos filhos.
O presidente do conselho de administração da Ficase, Albertino Fernandes, avançou, por seu lado, que esta parceria com a CVTelecom tem permitido o apadrinhamento dos alunos no ensino secundário em todos os concelhos do País.
Pelo que agora, surgiu mais esta oportunidade para estabelecer outra “importante” parceria, acreditando que a mesma chegou em “boa hora”.
“Numa altura em que Cabo Verde, o mundo passa por crise e impactos inegáveis e nefastos no funcionamento da economia e consequentemente no rendimento das famílias”, precisou Fernandes.
Daí que, enalteceu a CVTelecom pelo gesto “genuíno e de solidariedade” por contribuir com a educação superior dos jovens, salientando que, com isto, a Ficase estará a concretizar a sua principal missão que é contribuir para a igualdade de oportunidade de acesso à educação.
A secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, que presidiu ao acto de assinatura do referido protocolo, defendeu que a inclusão social é de “extrema importância” num país como Cabo Verde, onde a educação é o principal vector de mudança.
“(…) As condições para realização dos estudos são melhores do que no passado, mas Cabo Verde continua a enfrentar problemas sérios de exclusão sócio económica, que afecta o rendimento escolar, as oportunidades de continuação dos estudos, e até a possibilidade de ocupação do tempo para a dedicação ao conhecimento quer formal e quer informal”, afiançou Eurídice Monteiro.
Destacou, por isso, a importância de ter instituições engajadas na busca de soluções inovadoras e comparticipadas bem como a “extrema importância” da responsabilização social por parte de todos, empresas nacionais e internacionais, do Governo e de todos os organismos públicos na formação do capital humano.
Apelou também às famílias para que invistam na formação dos jovens, por ter também, a sua responsabilidade, tendo reiterado a necessidade de o Governo apostar cada vez mais na educação.
Os dez bolseiros serão escolhidos no âmbito do concurso nacional para atribuição de bolsas de estudos, anualmente, lançado pelo Gabinete do Ensino Superior Ciência e Tecnologia (GESCT), co a ressalva de que os beneficiários deverão ter idade não superior a 25 anos.
Das dez bolsas atribuídas, duas serão destinadas aos melhores alunos do 12º ano, já apadrinhados pela CVTelecom, no âmbito da parceria em vigor entre a empresa de telecomunicações e Ficase.

Dans la même catégorie