Bissau, 22 Dez 22 (ANG) – O Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB) Carlos Alberto(Caíto) Texeira anunciou que, doravante, os jornalista passam a fazer parte da caravana nas deslocações da seleção de futebol.
A promessa de Caíto foi tornada pública na, quarta-feira, durante um jantar de confraternização com os jornalistas desportivos de órgãos públicos e privados e diferentes organizações que intervêm no setor do desporto nacional.
“Isto tem que ser uma realidade,porque os jornalistas constituem uma parte importante para o desenvolvimento do desporto nacional”, enalteceu.
Na sua curta intervenção, o líder do órgão máximo de gestão do desporto guineense desafiou os jornalista a promoverem debates para que as pessoas possam discutir o futebol, e sustenta que toda a opinião é valida para o desenvolvimento do desporto nacional, sobretudo do futebol.
“Quero fazer história,mas ninguém sozinho consegue fazer uma história,pelo que conto com vocês para juntos fazermos essa história”, disse Carlos Teixeira.
O Presidente da Liga de Clubes, Dembo Cissé, presente na cerimónia, subscreveu a iniciativa de Carlos Alberto Texeira e pediu que o acompanhamento dos jornalistas seja extensivo à todos os jogos das equipas da primeira divisão, para se garantir melhores explicações sobre situações de conflitualidades que ocorrem no decurso do campeonato.
Dembo Cissé anunciou a intensão de se instituir prémios que destinguem melhores jornalistas desportivos, em reconhecimento de talentos demonstrados nessa matéria.
“As pessoas devem acampanhar os jogos da seleção tanto nos amigáveis assim como nas competições para apuramento ao Campeonato Africano de Futebol”, disse Cissé.
Em nome dos jornalistas desportivos, Irama Turé agradeceu a iniciativa da Direcção de Federação de Futebol da Guiné Bissau, e declarou a disponibilidade de os profissionais continuarem a trabalhar para o desenvolvimento do desporto nacional.
Turé pediu o reconhecimento pela FFGB do fórum de jornalistas desportivos, cujo o presidente foi recentemente reeleito.