APS SENEGAL-INSTITUTIONS / Amadou Mame Diop prend acte de la dissolution de l’Assemblée nationale, ‘’une prérogative du chef de l’État’’ APS SENEGAL-INFRASTRUCTURES / La construction du port de Ndayane va bientôt démarrer, selon DP World APS SENEGAL-ECONOMIE-MIGRATION / La BNDE présente ses offres aux Sénégalais vivant en Côte d’Ivoire (communiqué) MAP Championnat d’Afrique des nations juniors de handball : Le Maroc affronte la Tunisie en demi-finale MAP Mpox : Don canadien de 200.000 vaccins au continent africain ACP Procès Coup d’Etat étouffé: 37 condamnations à mort contre 14 acquittements ACP Kolwezi: la Sicomines et les entrepreneurs signent des contrats de 73 millions USD ACP La décentralisation, une nécessité à reposer sur des responsables bien formés (Ministre d’Etat Belge) ACP Union interparlementaire: ouverture en Arménie de la 10ème conférence mondiale des jeunes parlementaires ACP Senat : la RDC et les USA pour le renforcement de leurs liens d’amitié et de coopération

Desporto em Cabo Verde está “num bom momento” – ministro Carlos Monteiro (c/áudio)


  15 Novembre      63        Sport (13434),

 

Assomada, 12 Nov (Inforpress) – O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto afirmou , em Assomada, que o desporto cabo-verdiano está “num bom momento” e realçou a participação de Cabo Verde em nove mundiais em diferentes modalidades só em 2023.
Carlos Monteiro fez esta constatação em declarações à imprensa, à margem das actividades desportivas realizadas na Zona Pedonal de Assomada, Santa Catarina, no âmbito do Dia do Desporto Cabo-verdiano, assinalado este domingo, e das festividades do dia da santa padroeira Santa Catarina e do município, que comemora 189 anos no próximo dia 25 de Novembro.
“No Dia do Desporto Cabo-verdiano é preciso dizer que estamos num bom momento no desporto, e é preciso assumi-lo. Estamos num momento em que em 2023 Cabo Verde participou em oito ou nove campeonatos do mundo em diferentes modalidades, e isso parece ser um recorde absoluto de participações em mundiais”, reconheceu o governante.
No entanto, segundo ele, o que mais salta à vista são as modalidades colectivas, mas alertou, que é preciso que o País saiba que há uma dinâmica no desporto muito para além dos desportos tradicionais, como futebol, basquetebol e andebol.
Daí, realçou que esta dinâmica se nota em outras modalidades como judo e karaté, que tiveram uma demonstração hoje na Zona Pedonal de Assomada pelas crianças e adolescentes.
Durante a entrevista, Carlos Monteiro avançou que o Governo vai lançar o primeiro programa focado nas escolas de iniciação desportiva denominado “bolsa de iniciação desportiva”, com previsão no Orçamento do Estado para 2024, e que já está foi publicada a lista dos primeiros atletas contemplados com bolsas em Cabo Verde, no âmbito do primeiro edital de Bolsa Atleta.
Carlos Monteiro, que reconheceu o talento dos jovens cabo-verdianos em várias modalidades desportivas, destacou ainda o aumento anual das verbas para as federações, através de contratos-programa.
Este aumento, segundo o titular da pasta do Desporto, tem permitido não só a participação internacional com “mais dignidade”, mas também melhoria dos quadros competitivos internos.
Na mesma linha, a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, afirmou que a realização de várias actividades desportivas no Dia do Desporto Cabo-verdiano e no âmbito das festividades do dia da santa padroeira e do município, demonstra que o desporto e a juventude são prioridades da sua equipa camarária.
“Com estas actividades [desportivas] queremos demonstrar que o desporto em Santa Catarina está activo e dinâmico, e que nós, enquanto poder local, estamos sempre na linha da frente em promover e desenvolver políticas públicas que possam dinamizar o desporto, sobretudo aqui em Santa Catarina e depois influenciar toda a região norte da ilha de Santiago”, acrescentou a autarca.

Dans la même catégorie