Bissau, 06 Nov 24 (ANG) – Uma delegação da Federação Internacional das Associações de Futebol Mundial (FIFA), chegou terça-feira ao país para analisar com a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), a forma de reabilitar o centro de estágio da FFGB, e construir um novo nos arredores de Nhacra.
A delegação da FIFA e dirigentes da FFGB efetuaram hoje uma visita aos requalificados Estádios “Saco Vaz”, em Canchungo, e “Rei Pelé”, na cidade de Bafatá, zona leste do país.
No final da visita, o Presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) Carlos Alberto Mentes Teixeira conhecido por “Caíto”, disse à imprensa acreditar que os novos centros de estágios a serem contruídos vão fazer aparecer muitos miúdos “bons de bola” sobretudo do interior do país.
“Queremos mostrar com isso que a FFGB pretende alastrar o futebol para todo o canto do país, e sobretudo nas regiões”, disse Mendes Teixeira.
Acrescentou que os maiores investimentos da FFGB com fundos da FIFA foram feitos no interior do país, isso para “fazer o país no seu todo viver o futebol”.
“Agradeço a FIFA pela aposta na Guiné-Bissau. Apesar de muitas desinformações veiculadas nas Mídias
desportivas não desisto de continuar a apoiar o futebol nacional”, disse Carlos Teixeira..
Por sua vez, o gerente do Projeto da FIFA para África Ocidental, igualmente chefe da mesma delegação, Nataniel Nascimento Brito disse que a visita a Guiné-Bissau serve para avaliar a situação em que se encontra o centro de estágio da FFGB.
“Vamos fazer uma restruturação total do centro, para mais tarde poder acolher, as categorias dos jovens”, disse.
Segundo Nataniel Nascimento Brito, será feito o levantamento de tudo o que for necessário para a restruturação do centro, assim como para a construção de novo centro em Nhacra.
“Penso que até Março de 2025 a FIFA estará em condições de dar início as respetivas obras”, disse Nataniel Nascimento Brito.ANG/LLA//SG