MAP Les entreprises sud-africaines impliquées dans le blanchiment d’argent pour plus de 3 milliards de dollars par an (expert) MAP Le Kenya sur la bonne voie pour assurer la sécurité alimentaire (Responsable kényan) MAP Somalie: le gouvernement adopte le budget 2025 axé sur le renforcement des mesures sécuritaires face à la menace terroriste MAP Foot/CAN (Maroc-2025): Le programme de la 3e journée des qualifications MAP Le Rwanda lance une campagne de vaccination contre le virus Marburg MAP Burkina Faso: Interdiction de 3 mois de diffusion pour la radio Voix de l’Amérique MAP Participation marocaine à la 15è édition de la Biennale de l’art africain contemporain (Dak’Art 2024) MAP Le Maroc, un acteur majeur dans le domaine des droits de l’Homme au niveau continental (Mme Bouayach) MAP La lutte contre la menace des armes biologiques sous la loupe d’experts à Abidjan APS SENEGAL-AFRIQUE-FOOTBALL / Eliminatoires CAN 2025 : les Lions veulent s’imposer contre le Malawi pour rendre hommage à Cissé

Dia do Herói Nacional em Angola leva à reflexão no sentido de honrar legado de Agostinho Neto – embaixadora


  13 Septembre      4        Culture (1653),

 

Cidade da Praia, 13 Set (Inforpress) – A embaixadora de Angola, Júlia Machado, considerou hoje que o Dia do Herói Nacional em Angola leva à reflexão no sentido de honrar o legado de António Agostinho Neto, que foi poeta, médico e estadista.
Júlia Machado falava em declarações à Inforpress a propósito da celebração do Dia do Herói Nacional em Angola, que se assinala a 17 de Setembro.
“É uma reflexão no sentido de honrarmos a memória desta grande figura de Angola e da África, de olhar para o desenvolvimento e o progresso do país. Este é o principal desiderato desta celebração”, sublinhou a diplomata, acreditando que o legado de Agostinho Neto está a ser honrado.
Para assinalar a efeméride em homenagem ao primeiro presidente de Angola e um dos principais impulsionadores da luta pela independência do continente africano, a Embaixada de Angola vai realizar uma cerimónia alusiva à data na Universidade de Santiago, na cidade da Praia, sob o lema « Com os ideais de Neto construamos uma economia forte e dinâmica ».
O evento tem como propósito criar um espaço de reflexão sobre a importância dos ideais de Agostinho Neto na construção de um futuro “mais próspero” para as nações africanas.
“Só pelo facto de os angolanos estarem a fazer um esforço, muito grande para o progresso do país em todos os domínios, no domínio económico e mesmo da consolidação da democracia e da paz, está-se a honrar a memória de António Agostinho Neto”, considerou a diplomata, aludindo que os ideais de Neto estão a ser transmitidos na camada jovem no sentido de incentivá-los a seguirem o exemplo deste “grande homem” que foi poeta, médico e estadista.
E neste sentido, explicou, que na cidade da Praia, o Dia do Herói Nacional em Angola vai ser celebrado numa universidade, na Universidade de Santiago, com o propósito de transmitir às novas gerações o legado de Agostinho Neto, um líder que, através da sua visão política e humanitária, “marcou profundamente” a história do país e de toda a África lusófona.
“Incentivar os jovens a seguirem o exemplo do Dr. Agostinho Neto na prática, lutando pelos valores da democracia, da paz, do desenvolvimento e do progresso”, salientou.
Ainda refletindo sobre os princípios defendidos pelo fundador da nação angolana, a embaixadora afiançou que o propósito do governo angolano é proporcionar melhores condições de vida à população, em todos os domínios, na educação, saúde, entre outros domínios, considerando que Agostinho Neto continua a ser uma inspiração para o desenvolvimento de políticas que promovam a justiça social, a solidariedade e o crescimento económico.
Júlia Machado concluiu endereçando uma mensagem de solidariedade, porque Neto, conforme denota, no seu curto período enquanto Presidente da República, teve como prioridade as relações de amizade e de cooperação entre Angola e Cabo Verde.
“Olharmos para este legado, que é um legado que nos faz pensar que devemos trabalhar cada vez mais para o reforço das relações entre os dois países e da solidariedade entre os dois povos que têm uma relação histórica muito antiga, uma relação de irmandade e de solidariedade”, comentou.

Nesta altura, que também se celebra o centenário do nascimento de Amílcar Cabral, e conforme lembrou, foi companheiro de Agostinho Neto, a embaixadora aproveitou para transmitir todo o respeito, reconhecimento e solidariedade ao povo cabo-verdiano por esta data.

Dans la même catégorie