MAP Le Rwanda veut réduire les cas de paludisme de plus de 75% d’ici 2025 AMI Séminaire sur le rôle des savants chinguitiens dans le renforcement des relations mauritano-koweitiennes AMI Conseil des Ministres : d’importantes mesures prises pour la relance du secteur des Pêches et la résolution des problèmes socio-économiques des populations de Dakhlet-Nouadhibou AIB Le CSC veut devenir un modèle en matière de port de tenues traditionnelles AIB Des investisseurs russes présentent des projets d’infrastructures au chef de la diplomatie burkinabè MAP Afrique du Sud: saisie d’une importante quantité de drogues au KwaZulu-Natal (police) AIB Burkina/Sissili : la 2e édition de la coupe du directeur provincial des enseignements post primaire et secondaire de la sissili des U17 lancée AIB SNC 2024/Le gouverneur de la région du Sud-Ouest encourage les artistes AIB Burkina : Lancement d’une plateforme de mise en relation d’ouvriers qualifiés et avec des clients pressés AIB Rue des étoiles : Des stèles sur Kwamé Nkrumah pour immortaliser de valeureux citoyens burkinabè, Resp

Dia dos Mártires de Pindjiguiti/”Os trabalhadores guineenses estão a passar as mesmas situações que as de 1959”, diz Yasser Turé


  2 Août      217        Politique (25344), Société (45088),

 

 

Bissau, 02 Ago 21 (ANG) – O vice-secretário geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), convida à todos os trabalhadores guineenses para tomarem parte na marcha do dia 03 de Agosto, em memória dos trabalhadores mortos no massacre de pindjiguiti de 1959.

Yasser Turé que falava esta segunda-feira, em conferência de imprensa sustentou que a actual situação dos trabalhadores da Guiné-Bissau não se difere daquilo que os trabalhadores viveram no ano de 1959.

ʺO papel dos trabalhadores na história da Guiné-Bissau não mudou. Continuamos sempre a ser os guardiões do bem-estar económico do nosso país e actualmente a situação que estamos a viver não é nada diferente daquilo que os ossos irmãos viveram em 1959. Não há nada mais triste que o sofrimento da população provocado pelos seus dirigentes”, disse.

Segundo Turé, a marcha de terça-feira é uma acção para chamar a atenção aos dirigentes para lhes dizer que não conhecem a realidade do país, e que são os trabalhadores que mais sofrem as dificuldades.

Para o vice-secretário geral da UNTG, negar a realidade de alguém é outra forma de massacre. Disse que os trabalhadores foram massacrados em 1959 mais que agora não vão permitir que ninguém seja massacrado, enquanto outros vivem bem.

O massacre de Pindjiguiti é anualmente assinalado pela UNTG, em memória dos 50 marinheiros mortos pela polícia colonial portuguesa quando reivindicavam aumentos salariais, no cais de Pindjiguiti, em Bissau.

Dans la même catégorie