APS SENEGAL-SANTE-TIC / L’absence de cadre réglementaire constitue un obstacle à la digitalisation des données médicales, selon un officiel APS SENEGAL-CINEMA-EDITION / « Sembène Ousmane, Hétérotopie des possibles », un ouvrage consacré à l’œuvre de l’écrivain et réalisateur sénégalais APS SENEGAL-SECURITE-ASSAINISSEMENT-COLLECTIVITES / 9e édition « Sétal sunu rééw » : les comités régionaux et départementaux de lutte contre la migration irrégulière invités à s’impliquer activement MAP De la musique à la gastronomie, le Maroc brille à l’UNESCO pour la Journée mondiale de la culture africaine et afro-descendante MAP Gabon: La présidentielle fixée au 12 avril prochain (officiel) MAP Tour du Sahel en Mauritanie (1-ère étape): Le Marocain Ibrahim Essabahy prend la deuxième place MAP Crise humanitaire en Somalie: Plus d’un milliard de dollars requis pour aider les plus vulnérables en 2025 (ONU) ATOP « TERRES EN MÊLÉES TOGO » SATISFAITE DE L’ÉVALUATION DES ENSEIGNANTS ET ÉDUCATEURS ATOP LA DIRECTION PRÉFECTORALE DE LA SANTÉ D’AGOE-NYIVE PRÉSENTE SA REVUE ANNUELLE 2024 ATOP DES ACTEURS EN ATELIER NATIONAL DE LANCEMENT DU PROJET « AFR 100 TOGO » A KPALIME

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: Cristiano Gomes e a superação no basquetebol


  3 Décembre      4        Société (47815),

 

Ribeira Grande, 03 Dez (Inforpress) – Cristiano Gomes, 18 anos, nasceu e cresceu no Tarrafal, na Ribeira Grande, com uma deficiência no braço esquerdo, encontrou no basquetebol não apenas uma paixão, mas também a força para superar desafios, inspirando todos ao seu redor.
« A paixão pelo basquetebol surgiu muito cedo. Quando tinha apenas 10 anos, a escolinha de basquetebol foi aberta aqui na Ribeira Grande. Eu costumava ir com os meus amigos, observar os treinos, e o que mais me fascinava era o som das bolas a bater no campo. Passava horas ali, até que, um dia, comecei a driblar sozinho, imitando os outros. Aos poucos, ganhei confiança e decidi entrar na escolinha », recordou.
No entanto, a trajetória de Cristiano Gomes não foi isenta de dificuldades. Desde o início, ele sentia um obstáculo pessoal que lhe causava insegurança: a deficiência no braço esquerdo. Apesar de temer não ser aceite ou não conseguir acompanhar o ritmo dos outros, nunca deixou que isso o impedisse de seguir em frente.
« Sentia receio de não conseguir jogar como os outros, mas percebi que, se quisesse evoluir, tinha de enfrentar isso. Não foi fácil, mas, aos poucos, fui superando as minhas limitações e entreguei-me de corpo e alma ao jogo. O basquetebol foi onde encontrei a minha força, e é nele que encontrei a confiança para continuar », explicou.
Com o tempo, a dedicação e o talento de Cristiano Gomes começaram a ser reconhecidos. O esforço levou-o a integrar a equipa júnior sub-18, onde teve a oportunidade de se destacar como titular.
« Quando joguei no nacional júnior sub-18 senti-me orgulhoso de ser reconhecido não pela minha deficiência, mas pelo meu talento no basquetebol. Recebi muitos elogios dos treinadores e dos outros atletas, e isso só me fez querer melhorar a cada dia », partilhou.
Embora a competição em Santo Antão seja limitada, Cristiano Gomes afirmou que nunca desistirá dos seus sonhos.
« Eu amo o basquetebol. Sei que as oportunidades aqui são restritas, mas isso não me vai parar. Sei que posso alcançar novos patamares, e é essa a motivação que me mantém em movimento. Acredito que tudo na vida tem um propósito. Deus sempre me guiou, e é com essa fé que enfrento cada desafio, driblando obstáculos como se fosse uma partida de basquetebol », refletiu.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado a 3 de Dezembro e foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com o objetivo de promover a inclusão e a sensibilização sobre as questões que afetam as pessoas com deficiência em todo o mundo.

Dans la même catégorie