AIB Boulgou /Efforts de paix : Un projet remet des animaux et des kits à 50 PDI pour renforcer leur résilience MAP Façade atlantique: L’initiative Royale apporte des solutions concrètes à des défis multiples en Afrique (Panélistes) AIB Houet/Déguerpissement des mendiantes : La carotte en attendant le bâton AIB Nahouri/Commune de Pô : Une compétition sportive pour préparer les élèves en classe d’examen AIB Burkina : Des jeunes ambitionnent construire un centre de psychotrauma ANG Ambiente/ONG Tiniguena capacita Mulheres sobre os Direitos à Terra e aos Recursos Naturais ANG Comércio/Governo inicia hoje a distribuição do arroz para mercados do interior do país ANG Saúde Pública/Ministro pretende criar uma comissão para gerir a Ordem dos Médicos até a realização de novo Congresso ANG Instituto Marítimo Portuário/Presidente do Conselho de Administração promete empenho para o desenvolvimento durável do sector APS SENEGAL-ECONOMIE-PERSPECTIVES / La présidente de l’ITIE milite pour la “souveraineté énergétique”

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado com seminário online sobre Cidade Velha


  19 Avril      21        Arts & Cultures (3039),

 

Cidade da Praia, 19 Abr (Inforpress) – O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora este domingo, será assinalado no dia 20 com um seminário online sobre “Sitio patrimonial da Ribeira Grande de Santiago de Cabo Verde” na Cidade Velha.
Sob o lema “Passados complexos, futuros diversos”, este evento tem como tema central Cidade Velha e é promovido pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS/UÈ), Portugal, de acordo com uma nota divulgada na página do Facebook do Instituto do Património Cultural (IPC).
Cidade Velha foi proclamada, em 2007, uma das Sete Maravilhas de origem Portuguesa no Mundo e, em 2009, classificada pela Unesco como Património Mundial da Humanidade.
Todavia, no que à gestão patrimonial do sítio respeita, segundo a CIDEHUS, “são visíveis algumas lacunas” que “obstam à sua plena fruição e inteligibilidade”.
Através deste seminário online, no qual participam investigadores, decisores políticos, técnicos do património e representantes da população do sítio local, pretende-se diagnosticar esses problemas e apresentar propostas.
“O evento pretende fazer o diagnóstico do estado actual do sítio, com realce para a análise de questões como as dissonâncias urbanísticas e dificuldades na sua gestão, mormente o alheamento da população local”, lê-se na nota.
Pretende-se assim que este seminário online seja uma oportunidade de reflexão sobre acções futuras visando a salvaguarda do sítio.
O IPC estará representado pelo coordenador do Gabinete Cidade Velha, Cláudio Ramos.
O evento, que ocorre na terça-feira, 20, pelas 14:00, terá transmissão em directo via Facebook.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de Abril de 1982 pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e aprovado pela Unesco no ano seguinte.
O CIDEHUS/UÉ é uma unidade de investigação, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que se propõe promover projectos interdisciplinares no domínio das Ciências Humanas e Sociais.
AM/AA
Inforpress/Fim

Dans la même catégorie