AIP Innovations logistiques pour la filière cacao en Côte d’Ivoire: MSC dévoile ses solutions aux JNCC 2024 AIP 3e session extraordinaire des parlementaires: La CEDEAO renforce son intégration sous le leadership de Faure Gnassingbé MAP M. Bourita s’entretient avec une délégation de sénateurs américains AIP Vers l’accélération de la mise en œuvre de la carte nationale d’identité biométrique de la CEDEAO APS Elections législatives anticipées au Sénégal: L’Etat peut économiser 8 milliards FCFA avec la confection de bulletins de vote en petit format AIP La CEDEAO lance la construction d’un pont sur la rivière Cavally APS Rentrée scolaire 2024-2025: Plus de 4 millions d’élèves de retour en classe au Sénégal AIP Prix Nobel de médecine: les biologistes américains Victor Ambros et Gary Ruvkun récompensés pour leurs travaux sur les microARN MAP Afrique du Sud : Des manifestations de masse pour dénoncer une crise économique et sociale aiguë MAP Ethiopie: le ministre des AE Taye Atske-Selassie élu président de la République

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2024 destaca importância do jornalismo no contexto da actual crise ambiental global


  12 Mars      62        Médias (3053),

 

Cidade da Praia, 12 Mar (Inforpress) – As comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2024 acontecem de 02 a 04 de Maio na cidade de Santiago, no Chile, destacando a importância do jornalismo e da liberdade de expressão no contexto da crise ambiental global.
De acordo com uma nota que a Inforpress teve acesso, a 31ª edição do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa terá como tema “Uma imprensa para o planeta: o jornalismo diante da crise ambiental” e será realizada no Centro Cultural Gabriela Mistral da capital chilena.
Conforme a nota, a efeméride destacará o papel significativo desempenhado pela imprensa, pelo jornalismo, pelo acesso e pela disseminação de informação para garantir e assegurar um futuro sustentável, que respeite os direitos dos indivíduos e a sua diversidade de vozes, bem como as questões de género e igualdade.
A nota informa que a celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa servirá como uma plataforma para reunir os principais actores e reflectir sobre o papel fundamental do jornalismo e da informação confiável na protecção do planeta.
Durante os três dias, serão abordados e discutidos temas, incluindo: “A importância da informação confiável e precisa, especialmente aquela que denuncia e investiga a crise ambiental e seus efeitos”, “Violência enfrentada por jornalistas e profissionais de comunicação ao promoverem o desenvolvimento sustentável e a protecção ambiental”, incentivando uma perspectiva sensível ao género que promova um discurso jornalístico não sexista.
Serão ainda abordados temas sobre o “Apoio aos meios de comunicação social para reforçarem as suas capacidades institucionais para informar sobre as alterações climáticas e as crises ambientais” e “Desinformação sobre questões ambientais e o seu impacto no apoio público e político à acção climática, políticas eficazes e protecção de comunidades vulneráveis afectadas pelas alterações climáticas.
“O papel de outras vozes críticas, como cientistas e artistas, também será discutido. A urgência de enfrentar as ondas massivas de desinformação sobre a actual crise ambiental global ocupará um espaço de destaque na agenda do próximo ano”, salienta a nota, adiantando que as inscrições para a 31ª Conferência do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa já estão abertas.
O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado no dia 03 de Maio.
A efeméride foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) através da decisão A/DEC/48/432 de 1993.
A data foi criada para alertar sobre as impunidades cometidas contra centenas de jornalistas que são torturados ou assassinados como consequência de perseguições por informações apuradas e publicadas por estes profissionais.

Dans la même catégorie